Escola Básica de Ferreiró abordou voluntariado com as crianças

0
10

O Voluntariado é um tema das orientações pedagógicas da AEC (Atividade Extra Curricular) de Agir, tendo a professora Mafalda Aguiar, convidado uma voluntária para falar com as crianças da Escola Básica de Ferreiró.

Depois de ter sido explorado o tema com a turma do 1º ano, o passo seguinte seria o contacto direto com o tema, o que aconteceu através da conversa com a convidada, uma voluntária, Virgínia Costa, que apresentou a realidade do seu dia do dia nessa função.

Virgínia Costa contou a sua história na Associação Anjos Amigos. As crianças observaram fotografias sobre a ajuda que esta associação presta aos sem-abrigo nas ruas da cidade do Porto.

A convidada explicou em particular como faz o trabalho de cabeleireiro/barbeiro junto das pessoas que vivem na rua. Houve respostas a todas as perguntas dos alunos e os mais pequenos expressaram a vontade de no futuro quererem vivenciar o trabalho de um voluntário bem de perto.

Como forma de agradecer a presença da voluntária na sala, os alunos presentearam a Associação Anjos Amigos com bens alimentares para os cabazes de Natal, que serão entregues às famílias carenciadas, que esta associação também apoia.
No final, os alunos registaram em desenho como acham que o voluntário/a deve ser.