Escola Básica de Moutidos viveu dia de festa com re-inauguração

0
1620

A inauguração da Escola Básica de Moutidos, Águas Santas, decorreu esta tarde de sexta-feira, dia 14, num verdadeiro ambiente de festa.

A Escola Básica e Moutidos foi totalmente requalificada, num investimento camarário de 1,5 milhões de euros.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, a vereadora com o pelouro da Educação, o vice presidente Paulo Ramalho e representantes da comunidade educativa.

As crianças receberam os convidados e ao som de cânticos largaram dezenas de balões brancos. Depois de descerrada a placa de memória evocativa desta inauguração da requalificada escola de Moutidos, após 70 anos da abertura, a comitiva autárquica iniciou uma visita pelos dois edifícios.

Nestes estabelecimentos do plano centenário, a escola era dividida por género, assim havia dois edifícios, um para meninos e outro para meninas. Com a requalificação, os dois blocos ficam em comunicação e as crianças partilham o espaço de recreio envolvente sem separações.

Materiais nobres e espaços com maior abertura à luz solar eram notórios a quem visitava a nova escola básica de Moutidos, numa cerimónia que foi aberta à comunidade e a que acorreram muitas pessoas de Águas Santas e não só.

António Silva Tiago mostrou-se honrado por “estar hoje aqui entre vós, a inaugurar estas magníficas obras de requalificação da Escola Básica de Moutidos, nesta Freguesia de Águas Santas, onde tantas crianças aprenderam as primeiras letras e os primeiros números, despontando aqui para o Mundo da sabedoria e do conhecimento, portas essenciais para entrar no caminho do desenvolvimento humano e social”.

Sobre a obra, sublinhou que este é um “belíssimo exemplo de como a Arquitetura e a Engenharia podem intervir, respeitando o legado patrimonial histórico e, simultaneamente, deixar uma marca do seu tempo, do nosso tempo”.

O presidente da Junta de Águas Santas, Miguel dos Santos, esteve presente e mostrou-se muito satisfeito por ver a que também foi sua escola estar agora como nova.

Quem também frequentou esta escola há 66 anos foi Bragança Fernandes, o atual presidente da Assembleia Municipal, que lembrou que era seu desejo “concluir esta requalificação no último mandato como presidente da Câmara”, o que não se tornaria possível. Por isso mesmo fez questão de estar presente para ver a obra feita, concluindo desta forma: “só queria voltar a ser pequenino para frequentar uma escola tão bela”!

A vereadora da Educação está convicta de que “a profunda intervenção efetuada na Escola Básica de Moutidos enche de orgulho todos os maiatos”.

A autarca já havia sublinhado, noutro momento ao Primeira Mão, que a nova escola fica com todas as condições para um ensino de qualidade e onde “os alunos gostem de aprender”.