Escolas da Maia criam hortas biológicas

0
340
- Publicidade -


Professores, auxiliares de acção educativa e alunos do concelho da Maia estão a ter formação sobre as temáticas da Agricultura Biológica e da Compostagem. A iniciativa “Uma Horta em cada Escola” pretende promover a criação de hortas biológicas, dando assim formação à comunidade escolar para que possa criar a sua horta biológica.

Nesse sentido, a Câmara Municipal da Maia através do Complexo de Educação Ambiental da Quinta da Gruta tem vindo a apoiar as escolas para que tenham capacidade para efectuar uma série de tarefas.

Começa com a preparação inicial do terreno, nomeadamente, através da fresagem e adubação de fundo com recurso a composto orgânico. Segue-se a formação da comunidade escolar nas temáticas da agricultura biológica e da compostagem. O complexo de educação alimentar fornece, depois, as plantas para efectuar a primeira instalação das culturas, em conjunto com a comunidade escolar.

Por seu lado, cada estabelecimento de ensino compromete-se a acompanhar a evolução das culturas instaladas, a proceder regularmente à monda de plantas infestantes, efectuar as sementeiras e plantações necessárias para garantir as culturas do ano seguinte, garantir a rotação anual das culturas, gerir de forma biológica a horta, garantir a reciclagem dos resíduos orgânicos, utilizar composto ou fertilizantes orgânicos, não utilizar pesticidas ou fertilizantes artificiais e a favorecer o equilíbrio dos ecossistemas e da biodiversidade.

Já estão concluídas as hortas biológicas no Colégio Novo da Maia, da Escola EB 2/3 da Maia, dos jardins-de-infância da Casa do Alto e de Crestins e das Escola EB.1 do Lidador e de Frejufe.

As próximas hortas biológicas vão surgir nas escolas EB 1 da Guarda, Crestins, Maia Sede e do Castelo, e nos jardins-de-infância de Gueifães e Milheirós, gerido pela Santa Casa da Misericórdia da Maia.

- Publicidade -