Especialistas apontam civismo da população no desconfinamento

0
288
máscara

A primeira análise ao desconfinamento português é otimista. Segundo a investigação da Escola Nacional de Saúde Pública, apenas mais 2% dos portugueses saíram de casa. Os especialistas apontam civismo da população e passos de bebé no regresso ao novo normal.

O Governo também apela à disciplina dos portugueses, enquanto estuda a implementação de uma “espécie de semáforo” no acesso às praias. A DGS decidiu juntar todas as regras num manual de boas práticas.

O secretário de estado da Saúde garante que as máscaras de proteção individual contra a COVID-19 “têm chegado a toda a população”, incluindo às pessoas mais carenciadas.

Os resultados do primeiro rastreio serológico numa amostra de profissionais de saúde revelam que a exposição à doença nos últimos dois meses foi dez vezes superior à taxa de infeção identificada pelo teste de diagnóstico.

Investigadores da Faculdade de Medicina do Porto anunciaram que estão a implementar um protocolo para otimizar a ventilação não invasiva em doentes com COVID-19, através da sua monitorização real e contínua.