Estratégia para redes 6G começa a ser definida no Porto

0
185
imagem de arquivo
- Publicidade -

 

Imagine uma reunião de trabalho em que cada um dos participantes está representado por um holograma, ou uma situação em que consegue sentir o cheiro de uma refeição confecionada noutra parte do mundo.

Estes cenários podem tornar-se realidade em 2030, quando começar a ser implementada a próxima geração das redes de comunicações móveis (6G). É para definir os requisitos e discutir os programas de investigação do 6G que quase dois mil especialistas se vão reunir na conferência internacional 2021 Joint EuCNC (European Conference on Networks and Communications) & 6G Summit, que decorre virtualmente entre os dias 8 e 11 de junho, tendo o Porto como cidade de acolhimento.

Sob o lema “On the Road to 6G – A caminho do 6G”, a conferência vai discutir a implementação avançadado 5G e definir a visão da rede 6G, que deverá chegar na próxima década. “O 6G começa a ser investigado agora, para ser usado em 2030. Nesta conferência será lançada a estratégia de financiamento da União Europeia para a investigação do 6G e definida a visão da próxima geração de redes móveis”, afirma Manuel Ricardo, coordenador do Cluster de Redes de Sistemas Inteligentes do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

Cerca de dois mil especialistas de todo o mundo são esperados na conferência, uma das maiores a nível internacional e cujo acesso é gratuito. O evento inclui workshops, sessões plenárias e técnicas e uma exposição virtual com mais de 20 stands. Os quatro oradores principais são Michael Peeters, investigador do imec e professor na Universidade de Antuérpia, na Bélgica;Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da NOS; Roberto Verdone, professor na Universidade de Bologna e diretor do WiLab, em Itália; e Petter Vetter, diretor da Nokia Bell Labs, nos Estados Unidos.

A conferência conta ainda com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, na sessão de abertura, que decorre no dia 9 de junho às 9h00. Programa completo aqui.

- Publicidade -