Estudantes seniores aprendem a prevenir as dores nas costas

0
147


A Uniarte – Universidade Sénior de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, e Gueifães, na Maia, recebe esta quinta-feira (15h00), uma sessão de esclarecimento sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das dores nas costas.
A sessão é no Auditório do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta.
Denominada “Olhe pelas Suas Costas”, a campanha é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.

De acordo com o coordenador nacional, o neurocirurgião Paulo Pereira, o objectivo é “sensibilizar as pessoas para as principais doenças que afectam a coluna, alertar para o impacto das dores nas costas na sua vida pessoal e profissional e educar sobre as formas de prevenção e tratamento existentes”. Nesta sessão, “vamos explicar como melhorar a postura corporal, dar exemplos de exercícios do dia-a-dia que ajudam a prevenir e a aliviar as dores nas costas, ensinar os sinais de alerta de doenças como a osteoporose ou as hérnias discais, esclarecer dúvidas e acabar com os medos que as pessoas têm relacionados com as cirurgias à coluna”, acrescentou.

Um estudo recente elaborado pela empresa Spirituc – Investigação Aplicada indicou que 32,6 por cento dos portugueses sofre de dores nas costas diariamente e que 65,1 por cento já tem essas dores há mais de cinco anos. A investigação revelou ainda que 28,4 por cento dos portugueses sente que a sua actividade profissional já foi prejudicada ou comprometida de alguma forma pelo facto de ter dores nas costas.
Ainda no âmbito da campanha, foi criado o site: www.olhepelassuascostas.com, onde estão disponíveis informações sobre como prevenir as dores nas costas, doenças da coluna, diagnóstico e tratamento.

FA