Executivo declara interesse público construção de hotel canino

0
165

O executivo aprovou ontem, em reunião de câmara, a declaração de interesse público da obra de construção de um hotel canino, em nome do Centro de Bem Estar Animal, na freguesia de Gemunde, incluído em terrenos de Reserva Agrícola Nacional (RAN). Diz a proposta, que foi ontem discutida pelos vereadores da Câmara Municipal da Maia, que a utilização na agrícola de solos em RAN para os fins descritos, nomeadamente a construção de equipamento público, enquadra-se na lei, sendo necessária apenas uma declaração de interesse público para ser permitida a sua utilização.

O centro em causa tem capacidade para acolher cerca de 30 animais – cães e gatos – e está dotado de um gabinete médico-veterinário, serviços administrativos, instalações sanitárias, uma cozinha, um espaço exterior, onde os animais poderão andar livremente, e uma sala de espera.

Diz a proposta que para a execução do projecto é preciso a utilização não agrícola do terreno e o reconhecimento do seu interesse. E para justificar o interesse público, a proposta afirma que o centro poderá contribuir para atenuar o flagelo de que têm sido alvo algumas das freguesias do concelho, no que toca ao crescente número de animais abandonados que andam pelas ruas e urbanizações, bem como pode também evitar os perigos que desse abandono possam advir.

Isabel Fernandes Moreira

(Notícia desenvolvida na edição de hoje de Primeira Mão)