Faça uma BioHorta na Varanda

0
69

A Fundação Biológica vai realizar amanhã a primeira edição do Curso BioHorta na Varanda, no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, Tecmaia.

O curso é uma acção de formação teórico-prática de seis horas e destina-se a todos os que pretendem iniciar uma actividade de mini agricultura e que pretendem ter os seus legumes e condimentares nas suas varandas ou terraços.

As acções de formação serão realizadas por técnicos credenciados, com formação em engenharia agrícola, formação suplementar em agricultura biológica e experiência prática neste modo de produção mais amigo do ambiente e da nossa saúde.

Nesta acção de formação os participantes terão a oportunidade de conhecer e aprender quais os melhores legumes que se adaptam ao crescimento em vasos, floreiras e outros recipientes, bem como a escolha dos recipientes para cada planta, os seus compostos e substratos a utilizar. Vão também adquirir conhecimentos de como fazer a germinação de sementes, sistemas de regas e drenagem em recipientes, sobre necessidades de cada tipo de planta, as suas épocas de sementeira ou plantio bem como a prevenção e controle de pragas e doenças. Tudo isto através da consolidação de plantas nos recipientes, entre vasos e tratamentos para pragas e doenças.

A Fundação BioLogica vai realizar ainda um concurso, de nome “BioHorta na Varanda”, entre os participantes que pretendem mostrar a sua BioHorta. O concurso vai decorrer no segundo semestre de 2010 e as fotos das BioHortas concorrentes serão divulgadas no Portal da Fundação. O vencedor receberá um KIT com elementos de produção para a agricultura biológica.