Famílias minhotas apostam no turismo rural

0
12

Fazendo jus à estratégia de expansão do seu projecto de comunicação social, por toda a região norte, a Rádio 5, através do programa Praça da Liberdade, esteve no passado dia 1 de Agosto, em Monção, na inauguração da Quinta da Teimosa, um projecto de turismo rural de base familiar.

Pedro e Odete Cruz, bem como a sua guarnição de três rapazes, de 5, 6 e 13 anos de idade, constituem a equipa que faz o acolhimento e proporciona aos hóspedes, uma estadia serena e pontuada por vários aspectos muito característicos do Mundo Rural minhoto.

Uxia&SérgioTanusNaQtªTeimosa

Com 3 alojamentos T1, contíguos e integrados numa casa de lavoura, adequadamente recuperada e dotada de todas as comodidades, o projecto beneficia de uma envolvência paisagística tipicamente minhota, em que o realce principal é dado por uma viçosa vinha de Alvarinho, por um pomar, por uma horta e pela proximidade da Igreja, e árvores que vão oferecendo, aqui ou ali, o refrigério de sombras retemperadoras.

A forma física é assegurada por uma piscina, um corte de ténis e um pequeno relvado para jogar à bola ou fazer brincadeiras ao ar livre.

De manhã cedo, a Odete vem discretamente, pousar junto às portas, cestinhos com pão fresco, manteiga, compotas caseiras, bolinhos aromáticos, tudo caseiro e feito por ela própria, e fruta acabadinha de colher no pomar, para que cada pequeno almoço, seja um momento de tranquila partilha em família, e se torne inesquecível. Creio que este toque pessoal, este clima de proximidade que o casal anfitrião faz questão de oferecer, dispondo-se à conversa calma e focada na cultura rural, é uma das grandes virtudes deste projecto, que faz a diferença, toda a diferença, quando compete com o turismo de massas. Um projecto apoiado pelo PRODER.

Uma nota muito especial, para os artistas que abrilhantaram a inauguração da Quinta da Teimosa, que foram, nada mais nada menos, que a cantora Galega Uxia, e o músico brasileiro Sérgio Tannus, que realizaram um espectáculo privativo, a que chamaram com alguma graça “Brasilego”.

A entrevista com Pedro Cruz, feita num ambiente sossegado e musicado pelo chilrear da passarada, será difundida no próximo sábado, 9 de Agosto, na Rádio 5 (88.4 e 89 FM), entre as 13h00 e as 14h00.

Victor Dias