FAPEMAIA reuniu com directores das escolas

0
134

A direcção da FAPEMAIA – Federação das Associações de Pais e Encarregados de Educação da Maia, numa iniciativa inédita, convidou os novos directores dos agrupamentos e escolas não agrupadas, para uma reunião, onde se apresentou a estes novos órgãos e deu a conhecer o seu trabalho e objectivos.

A reunião serviu para consolidar e melhorar uma relação já existente, mas que, desta forma, aproxima e facilita ainda mais o contacto entre o movimento associativo de pais e a própria escola.

Victor Rui Laranjeira, presidente da FAPEMAIA, afirma que é “importante para preparar o trabalho da federação, conhecer os Projectos Educativos, Planos de Actividades, clubes e outros projectos existentes em cada escola, de forma a ajudarmos na sua articulação com as Associações de Pais. Queremos com isto, acções consertadas e centradas nos objectivos fundamentais, que são os Projectos Educativos. Só trazendo, e envolvendo, os pais com a escola, é que conseguiremos que se tornem mais colaborantes, participativos e conhecedores da realidade vivida pelos seus filhos”.

A FAPEMAIA diz-se ainda disponível para a mediação de eventuais conflitos que possam existir, colaborar na selecção, gestão e planificação de acções dirigidas aos pais e trabalhar na sua divulgação.

No encontro falou-se ainda do Plano de Contingência da Gripe A, ficando a certeza que as escolas estão a seguir as directivas do Ministério da Educação, apesar de, com as grandes obras em curso nalgumas escolas, a aplicação do plano estar dificultada. Da reunião ficou também o compromisso de realização frequente de reuniões, tendo ficando já agendada uma para meados de Outubro.

O presidente da FAPEMAIA apela, entretanto, a todas as Associações de Pais da Maia, “para realizarem as suas Assembleias-Gerais, se possível até final deste mês”. O objectivo é criar um “Dia da Associação de Pais”.