Feira das Cebolas na animação da festa de Santo Ovídio

0
296
- Publicidade -

Nos dias 27 e 28 de agosto realizou-se a III Feira das Cebolas e da Cerâmica, entre as 9h00 e as 19h00, junto ao Monte de Santo Ovídio e ao Museu de História e Etnologia da Terra da Maia. É uma forma que o Museu da cidade encontrou para manter viva uma tradição secular de um município que, apesar do elevado grau de industrialização, ainda mantém uma forte componente agrícola.

A feira cumpriu a tradição com a instalação de stands de cebolas e outros produtos hortícolas e de stands de olaria e cestaria. Junto ao espaço do certame encontrava-se a decorrer a festa em honra de Santo Ovídio, que acrescenta à romaria as tradicionais barracas de produtos regionais, um espaço para refeições e grupos musicais.

A organização esteve a cargo do Museu da cidade que promete dinamizar e recuperar vivências que acompanhem todo o tradicionalismo da feira e que, ao mesmo tempo, se tornem num ambiente festivo, propício ao convívio entre residentes e atração de visitantes.

Um dos grandes momentos decorreu na Quinta da Gruta, às 9h30 de domingo, com o II Grande Capítulo de Entronização e Entrega de Insígnias da Real Confraria Gastronómica das Cebolas. Esta entidade tem por objetivo defender e divulgar as qualidades e virtudes da cebola na gastronomia tradicional e atual, através das receitas originais, dos modos de confeccionar pratos regionais bem como através da inovação e criatividade do uso da cebola. A Confraria procura ainda preservar o património histórico, cultural e social da Vila do Castelo da Maia.

Para além de entronizar 26 novos Confrades Efetivos (que se juntaram aos 24 Confrades Fundadores), a Confraria das Cebolas procedeu à entronização de três Confrades de Honra: D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto, nascido no Castelo da Maia em S. Pedro de Avioso; Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses e que enquanto deputado na Assembleia de República foi o signatário da proposta da passagem do Castelo da Maia a Vila; Fernanda Ribeiro, campeã olímpica, mundial e europeia de atletismo.

Já da parte da tarde, a partir das 17h00, um dos pontos altos da festa em honra de Santo Ovídio deu-se com a missa campal e a saída da procissão.

Estas festas que aliam o entretenimento popular à recuperação das tradições locais incluíram diversos espetáculos musicais, um festival de folclore e o 3º Festival Motard no Parque de Avioso, Castelo da Maia.

Novos Confrades:

Albertino da Silva; Ana Cláudia Ambrósio; Ângelo Aroso; António Ambrósio; António Lopes; António Teixeira; António Peixoto; António Nogueira da Costa; António Pereira; Celestino Silva e Sousa; Emília Santos; Filipe Carneiro; Hernâni Ribeiro; Isabel Araújo; João Rocha; Joaquim Bastos; Joaquim Moreira; Jorge Pinto; Jorge Cruz; José Manuel Azevedo; Manuel Souto; Maria de Lourdes Teixeira; Pedro Vieira; Rogério Gonçalves; Rui Areal; Romaz Braz; Vítor Rocha.

- Publicidade -