Feira do Livro na EB 2, 3 da Maia

0
161

Livros baratos. Cada um custava entre 2 a 3 euros. As compras a baixo preço foram possíveis na Biblioteca da EB 2,3 da Maia, numa feira do livro organizada pelos professores bibliotecários do agrupamento de escolas Gonçalo Mendes da Maia. Os livros estiveram à venda durante os dias 16, 17 e 18 de Dezembro. O objectivo principal passou por promover a leitura de livros junto dos mais novos, assim como pela angariação de fundos com o intuito de completar a colecção de obras disponíveis na biblioteca da escola maiata.

 

Uma das professoras bibliotecárias do agrupamento, Maria José Brandão, salientou que o objectivo primordial da iniciativa se prende com "a necessidade de tornar mais acessível a leitura", e para isso era necessário um preço apelativo, "para que os alunos possam oferecer obras à família e amigos", adiantou a docente. Com os preços reduzidos, a adesão foi "muito grande", não só por parte dos alunos, "mas também da parte dos professores e funcionários", revelou Maria José Brandão.

Instalada há pouco tempo, a biblioteca da EB 2, 3 da Maia recebeu também livros do Plano Nacional de Leitura, assim como obras provenientes da Rede de Bibliotecas Escolares. Deste modo, foi colmatada uma falha no espólio da biblioteca, "que era muito reduzido e ultrapassado", confessou Maria José Brandão. A docente salientou ainda que a biblioteca não é só composta por livros e sublinhou que se trata de um espaço "multidisciplinar, também composto por CDs, DVDs, serve para os alunos fazerem trabalhos nas vertentes multimédia e tudo o que a isso estiver associado".

"Isto é o centro nevrálgico da escola. Aqui tudo converge e daqui tudo diverge", adiantou Maria José Brandão. Daí a necessidade de "encontrar formas para que os alunos visitem cada vez mais a biblioteca", concluiu.

A feira do livro foi uma das iniciativas que a EB 2,3 da Maia organizou. Ao longo do ano lectivo as actividades vão multiplicar-se, em especial no âmbito da aposta na leitura e literacia por parte da escola maiata.