Férias Ambientais da Páscoa chegam hoje ao fim

0
245

Uma semana com actividades ao ar livre e outras dentro de portas. Entre jogos tradicionais, pára-quedismo, karaoke, insufláveis, bowling, natação, cinema, visitas de estudo aulas de culinária e idas ao restaurante. Foi este o programa da segunda edição das Férias Ambientais da Páscoa, que envolveu 29 crianças e jovens e que termina esta sexta-feira.

Na terça-feira, e quando a Quinta da Gruta recebia o encontro inter-geracional, outra geração se juntou no complexo municipal. São crianças com idades entre os seis e os 14 anos, que regressavam para lanchar e fazer mais alguns jogos, depois de uma sessão de cinema. Eram cerca de 16h30 do segundo dia destas férias e já alguns evidenciavam algum cansaço.

A oficina do chocolate, em que tiveram a oportunidade de aprender quais os diferentes chocolates – branco, negro e de leite – foi uma das actividades mais destacadas pelos participantes.Mas gostaram também da ida ao cinema, dos jogos e das visitas de estudo:

[audio:14abr_criancas_ferias_ambientais.mp3]

Marta Moreira, da secção de Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Complexo Municipal da Quinta da Gruta, conclui que o que mais atrai os participantes das Férias Ambientais é a actividade ao ar livre, este ano, com temperaturas ainda mais elevadas do que o habitual:

[audio:14abr_marta_ferias_ambientais.mp3]

Na quarta-feira, os participantes das Férias Ambientais da Páscoa 2011 viajaram até Vila do Conde, onde puderam visitar a Nau Quinhentista e o Museu da Alfândega Régia. Esta semana, foram também ao Porto, com passagem pelo Museu do Carro Eléctrico.

Mas um dos objectivos destas Férias Ambientais da Páscoa continua a ser a promoção do Complexo Municipal da Quinta da Gruta, onde começava e acabava cada dia das férias. Quem não conhecia, “acaba depois por trazer também a professora com o resto da turma”. E os próprios pais, que já pedem para promoverem ao fim-de-semana algumas das actividades, de forma a poderem acompanhar. Daí o Programa Famílias, aos sábados.

Marta Costa