Festa da Moto, na Maia, quer bater recorde

0
224

Maia vai ser palco da “Festa da Moto”, no próximo dia 11 de Setembro. É uma organização do Moto Clube do Porto, que está a festejar o 25º aniversário.

São muitas e diversificadas as actividades programadas para este dia, entre as 10h00 e as 19h00, repartidas pelo Parque Central da Maia e Praça Dr. Vieira de Carvalho. Gratuito e aberto a todos.
Um dos destaques deste evento vai para o logótipo do 25º aniversário do Motoclube do Porto que será construído com as motos e os respectivos ocupantes, na Praça Dr. Vieira de Carvalho. Deverá ser feito com recurso a 196 motos.

É uma iniciativa que está a ser produzida pela Realizar, empresa de eventos especiais que levou mais 30 mil pessoas ao Estádio Nacional para a criação do recordista logótipo humano de promoção ao Euro 2004.
A festa tem arranque marcado para as 10h00, com a inauguração da Exposição de Motos Antigas, com algumas raridades dos primórdios da história motociclística expostas no relvado do Parque Central da Maia, juntamente com a abertura dos stands comerciais da maioria das marcas de motos representadas no mercado nacional. E onde será possível testar vários modelos de 125 cc, possíveis de serem conduzidos apenas com a carta de automóvel.

Lugar ainda às motos que levaram os portugueses a grandes viagens em redor do Mundo ou àquelas com que Paulo Marques, Paulo Gonçalves ou Bianchi Prata brilharam no maior e mais duro rali-raid do Mundo, com presença dos pilotos em sessões de autógrafos no Espaço Dakar!

Ao início da tarde (14h00) terá lugar a recepção aos participantes no Encontro de Motos Antigas e Clássicas, com divertida gincana na praça dos Paços do Concelho às 15h00, e o Passeio de Clássicas – Vivaci Maia com arranque às 16h00. Meia hora depois, no Parque Central da Maia, começa o Trial Urbano, segunda prova do Campeonato Nacional, com os cinco melhores pilotos da actualidade (Pedro Sousa, Diogo Vieira, Pedro Maia, Filipe Paiva e Nuno Castro) em duas voltas a um percurso com cinco zonas non-stop, uma para competição em paralelo e o sempre espectacular salto em altura. Pelo meio, possibilidade de apreciar a centena de meia de imagens dedicadas às duas rodas e seleccionadas para a exclusiva exposição fotográfica Motografia, com entrega de prémios às 16h10.

Ao final da tarde, às 19h00, na Praça Dr. Vieira de Carvalho, terá lugar o ponto alto em dia de intensa actividade, com a criação do maior logótipo moto-humano, reunindo cerca de duzentas motos e mais de 400 pessoas para formar enorme imagem do símbolo dos 25 anos do Moto Clube do Porto.