Festa da Primavera… chuvosa (vídeo)

0
183

O cenário original seria a Praça do Centro Cívico de Santa Maria de Avioso, mas a chuva obrigou a uma mudança de planos na Festa da Primavera, que decorreu na passada quarta, quinta e sexta-feira. Estavam previstos insufláveis no exterior para os mais pequenos. Foi o único “plano” que saiu “furado”, já que o interior do Centro de Dia e Infantário de Santa Maria de Avioso continuava a receber o também previsto atelier de Jardinagem, no qual participaram tanto os mais velhos como os mais novos.

O objectivo primordial da festa foi divulgar os trabalhos dos idosos e das crianças e abrir os trabalhos à comunidade. Segundo a coordenadora do Centro Social de São Pedro de Avioso, Cidália Moreira, “os idosos são super interessados. Para além dos trabalhos que fazem da tapeçaria, crochet e coisas do género, a nível de estações do ano percebem muito, pois vêm de meios rurais e sabem tudo o que é preciso fazer em cada altura do ano”. Estamos a falar das plantações que são características a cada época do ano, “coisas” que os mais velhos sabem bem. “Ficam entusiasmados porque é uma maneira de reviver o que faziam quando eram mais novos”. E para esse entusiasmo também contribui a visita dos familiares. “O centro é a casa deles, e ficam contentes quando a família os vem visitar”.

Mais irrequietos são os mais pequenos. A responsável pelo Infantário de Santa Maria de Avioso, Eunice Coelho, adianta que “não é difícil preparar algo em grande” com os mais pequenos, apesar da postura mais irrequieta dos petizes. Petizes que ficaram “um pouco tristes” com a mudança forçada da festa para o interior do infantário e centro de dia, devido às condições climatéricas. No entanto, isso não os desanimou. Continuaram animados, brincaram e cultivaram plantas da época. Ou seja, não desistiram, à semelhança da coordenadora da educação dos mais pequenos, Eunice Coelho: “não foi lá fora, foi cá dentro. Nós não desistimos”.

Pedro Póvoas