Festa da Primavera com casa cheia

0
129

Foram muitos os pais e encarregados de educação que marcaram presença na Festa da Primavera organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB 1/JI da Maia, no sábado (2 de Abril). A iniciativa decorreu no recreio da escola, e por lá passaram cerca de 1300 pessoas, de acordo com as contas da organização.

Houve música, dança, e demonstrações de artes marciais. E houve ainda tempo para interagir com Pedro Branco, que esteve a apresentar o seu primeiro livro infantil “Pequeninas histórias de meninos e outras malandrices” da Edita-Me. A obra reúne um conjunto de textos, alguns deles musicais, inspirados na sua experiência como professor do 1º ciclo do ensino básico.
“É um conjunto de textos, alguns musicados, que eu fui fazendo ao longo da minha vida para os meus alunos. Sou professor do 1º ciclo e sempre compus para eles e fiz histórias. Usei sempre o que ia acontecendo com os alunos nas aulas para escrever”. Depois de um livro de poesia, Pedro Branco foi desafiado a escrever o seu primeiro livro dirigido às crianças, e no qual aproveitou para “juntar” alguns dos muitos textos e músicas que foi fazendo ao longo da sua carreira como professor. O livro está dividido em três partes: “Malandrices na escola, Malandrices em casa e Malandrices na rua”.

A música é, para este professor, uma forma diferente de interagir com os alunos. “É uma linguagem que eu uso há muitos anos. Mesmo antes de ser professor, já era músico e usava a música, que vem de família, do meu crescimento, e que utilizo nas aulas, sempre que possível”, refere Pedro Branco. O professor, músico e escritor é filho de José Mário Branco, conhecido cantor e compositor português, que se tornou conhecido pelas suas músicas de intervenção durante o Estado Novo. Como não podia deixar de ser, a apresentação do livro fez-se com histórias e com música, despertando o interesse das crianças que participaram na 2ª Festa da Primavera.

A iniciativa decorreu durante a tarde e noite de sábado. De referir que, nesta festa, esteve ainda presente a banda Original Vibes, vencedora do Maiact Garage Sessions 2010, e o cantor popular José Malhoa. A festa encerrou com um showcase acústico com Tozé Santos, vocalista dos Perfume.

Fernanda Alves