Festas do Concelho já em marcha

0
257
- Publicidade -

“De freguesia em freguesia até à romaria” foi a iniciativa com que arrancou o programa de Festas de Nossa Senhora do Bom Despacho, as festas do Concelho da Maia.

A comissão de festas tem vindo a descobrir a Maia, com cinco fins de semana de passeio pelas freguesias, que se iniciaram no Castelo da Maia, a 2 de abril, e terminam no próximo dia 11, na Cidade da Maia. Pelo meio já ficaram as restantes freguesias com um crescente número de visitantes, como referiu ao Primeira Mão, Joaquim Marques, coordenador da organização das festividades.

A comissão também já organizou uma rota mariana, com visitas a todas as paróquias e igrejas associadas ao culto mariano, associando-nos aos 100 anos das aparições de Fátima. Em breve, a 18 de junho, volta-se a sair à rua para a rota dos caminhos de Santiago. As inscrições já atingiram as 100 pessoas e já se encontram encerradas.

Ainda na área dos passeios pelo concelho, a descoberta far-se-á ainda de bicicleta, já que a comissão tem agendado para 2 de julho o III Passeio BTT Rumo ao Bom Despacho.

11 dias consecutivos de festa

Uma das novidades deste ano é que haverá 11 dias consecutivos de festa, com eventos diferentes em mais do que um ponto da cidade, desde o palco principal ao Parque Central e ainda na Fundação Gramaxo.

Joaquim Marques acrescenta que não existem recursos humanos na comissão de festas para ir mais além, ainda assim, reúnem-se voluntários e são diversas as ações que se vão desenrolando procurando incluir novidades a cada ano. Por outro lado, a base dos cofres da organização nunca ultrapassa o montante entre os 130 e os 150 mil euros e, sublinha Joaquim Marques, “gostamos de cumprir os nossos orçamentos e não exceder as capacidades que temos”.

Este ano, e após uma auscultação nas redes sociais, os DAMA serão o grande atrativo do programa musical, na segunda-feira, dia 10, feriado municipal na Maia. A banda foi a vencedora dos questionários e assim há a certeza de ir de encontro ao gosto das pessoas.

Programa Musical:

. dia 7 – Augusto Canário
. dia 8 – Cuca Roseta
. dia 9 – Dengaz
. dia 10 – DAMA

Além destes nomes de cartaz, haverá artistas locais, que vão completar o programa, de resto, uma situação habitual que a comissão de festas faz questão de manter, dando oportunidades aos novos valores ou artistas residentes na Maia.

“Haverá dias próprios desde o dia 30 de junho ao dia 7 de julho para a animação local, inclusivé na Fundação Gramaxo, onde teremos momentos de fado muito interessantes”, referiu Joaquim Marques.

Angélica Santos

- Publicidade -