Festival da Criança foi molhado

0
189

A chuva marcou a edição 2009 do Animaia -Festival da Criança. E afastou a organização da meta de ultrapassar os cerca de 15 mil participantes do ano passado. Entre sábado e domingo, passaram pelo Parque Central da Maia cerca de 14 300 crianças. Ainda assim, Rui Rodrigues, da Divisão do Turismo da Câmara Municipal da Maia, conclui que “o evento correu bastante bem”. Não fossem as intempéries.

Foi logo na hora da abertura, por volta das 10h00, que a chuva ameaçou estragar o Festival da Criança, ao ponto de não se poderem montar mais cedo os insufláveis, habitualmente muito do agrado dos mais pequenos. Mas cerca de uma hora depois o sol espreitou e começaram a aparecer os participantes, acompanhados pelos pais. Ao longo de todo o dia de sábado, foram 5565 os que por ali passaram.

O segundo dia do Animaia mostrou-se menos animado, pelas condições climatéricas. Sobretudo ao final da tarde, mais precisamente à hora do concerto com “Vintém” e a sua banda. Ainda assim, o festival contou neste dia com 8732 participantes, sendo que aproximadamente 900 fizeram parte da parada “Mãe Natureza”, pela Avenida Visconde Barreiros. Era sobre este momento do festival que recaíam os maiores receios da organização, mas acabou por ser cumprida na íntegra. Ainda que com menos público no concerto do final da tarde, lamenta Rui Rodrigues:

[audio:ANIMAIA.mp3]

Embora o número de participantes tivesse ficado aquém do desejado, a satisfação foi uma constante e “isso dá-nos alento para continuarmos”, admite Rui Rodrigues, concluindo que o Animaia é já “um evento incontornável no calendário de animação turística da Maia”. E já com participantes de fora do concelho, vindos de Matosinhos, Porto, Gondomar e Trofa.

Das actividades que integraram o programa deste Festival da Criança, Rui Rodrigues destaca a novidade dos Jogos em Família, que “resultou em pleno”, contando a organização com o apoio de três estagiários do curso de Desporto. Mas houve os também apetecíveis insufláveis, dança, ateliers didácticos, carrosséis, mascotes, animação de rua, circuito de póneis e de cavalos e até pedal karts.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição de sexta-feira de Primeira Mão)