Festival Gastronómico da Maia está na mesa (vídeo)

0
187

A Maia não tem mar e as serras também não são uma das maiores características maiatas, mas o Cabrito à Maiata e o bacalhau à Lidador continuam a ser as maiores atracções do Festival Gastronómico da Maia, que decorre durante todo o mês de Maio, nos 27 restaurantes participantes espalhados pelo concelho.
Esta 12ª edição do evento contará com diversas actividades, como demonstrações gastronómicas, provas de vinhos, cursos mini-chefs, edição de publicações e várias acções de formação e sensibilização. Porém uma das grandes atracções do evento será o Duelo de Chefs, actividade que terá lugar no dia 20 de Maio, às 15h00, na Casa da Agra, e na qual sete chefs de vários restaurantes do concelho irão competir entre si, com o vencedor a ser contemplado com uma viagem ao estrangeiro.

A apresentação deste evento de carácter turístico e cultural teve lugar no passado dia 30 de Abril, na Casa da Agra, uma dos espaços onde decorrerão algumas actividades ligadas ao Festival, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes.
O edil maiato saudou o número de restaurantes aderentes, “o que prova que há dinamismo e que a restauração está a evoluir no concelho”, e destacou algumas das iguarias: “Há bacalhau à Lidador, cabrito à Maiata, há também outras coisas boas que se fazem na Maia, como a doçaria ou os vinhos”.
Bragança Fernandes realçou também vertente turística da iniciativa: “O Festival Gastronómico dá a conhecer o que existe de bom na restauração da Maia, traz cá mais pessoas e incrementa o comércio local, caso dos hotéis”.

Questionado sobre as preferências pessoas, o presidente da Câmara afirma gostar muito “de bacalhau e de cabrito” e deixa muitos elogios aos Chefs de cozinha: “Saber cozinhar é uma arte. Queria dar os parabéns aos chefs porque eles põem-nos a gostar da comida só de olhar, e depois como paladar também”, atirou.
O responsável pelo departamento do Turismo da Câmara da Maia, Rui Rodrigues, disse que este ano “o Festival está muito mais aberto à comunidade”, e destacou as novidades programadas para esta 12ª edição: “Ano após ano tentamos inovar. Nesta edição temos muitas novidades, a começar pelo workshops, quer para as crianças, que vão decorrer na Casa da Agra e no centro comercial Vivaci, que têm um custo de 15 euros por aula, quer para os mais graúdos, com o worhshop 100% Chef, com o chef Álvaro Costa, onde a entrada é livre e onde ele vai reinventar uma receita tradicional maiata, o bacalhau à Lidador”.

André Cordeiro