Fins de Semana Gastronómicos de 25 a 27 de setembro tentam resistir à pandemia

0
277
Fins de Semana Gastronómicos na Maia

Os Fins de Semana Gastronómicos costumam fazer um roteiro em maio pelos restaurantes da região abrangida pelo Turismo Porto e Norte, mas este ano, devido à pandemia, vai acontecer em setembro.

Na Maia, o fim de semana de 25 a 27 de setembro foi o escolhido para 15 restaurantes apresentarem as delícias maiatas.

O número de restaurantes manteve-se, do ano passado para esta edição, embora com algumas mudanças de ‘atores’ nesta iniciativas, pois alguns restaurantes não conseguiram manter as portas abertas. Ainda assim, a Maia manteve a atratividade para 15 parceiros, que em colaboração com a Turismo Porto e Norte, a Câmara Municipal da Maia e o curso de Cozinha e Pastelaria da Secundária do Castelo da Maia apresentam a edição 2020 dos Fins de Semana Gastronómicos, em plena situação de Contingência.

A apresentação da iniciativa aconteceu esta manhã, na Quinta dos Cónegos, na Maia, onde no dia anterior se realizou um show cooking para apresentação ao vivo da confeção das iguarias. Foram os alunos e o diretor do curso do Castelo da Maia quem protagonizaram este show cooking.

A seleção dos ingredientes (de preferência cultivados na região), a preparação dos pratos e o empratamento/apresentação para posterior serviço são apresentados previamente para que haja alguma uniformização do serviço nos restaurantes do concelho.

Serão destaque este ano na ação promocional ‘Fins de Semana Gastronómicos’ na Maia: Bola de Cebola (entrada), Bacalhau à Lidador (prato) e Toucinho do Céu Maiato (sobremesa). Na escolha do menu do evento, será oferecido um copo de vinho da região.

Câmara da Maia assume animação musical

Na apresentação da iniciativa, o vereador da Economia da Câmara da Maia, Paulo Ramalho, salientou que os Fins de Semana Gastronómicos vão ter um outro “condimento” pensado para uma refeição mais agradável, a animação musical. A Câmara da Maia é quem assume o custo destes momentos musicais, tendo o estilo da animação sido previamente escolhido por cada restaurante. Haverá, desde Fado ao Jazz durante as refeições nestes 3 dias.

As medidas de segurança anti Covid19 serão rigorosamente aplicadas, mas, frisou Paulo Ramalho, a autarquia quer demonstrar a “nossa capacidade como comunidade de manter a economia aberta, enquanto, em simultâneo, cuidamos da segurança e saúde das pessoas”.

“os restaurantes estão preparados e a comunidade tem sido responsável”

O autarca crê que “os restaurantes estão preparados e a comunidade tem sido responsável”, pelo que a iniciativa deverá acontecer com sucesso.

Tendo sido a “restauração das atividades económicas que mais sofreu com a pandemia”, há que reconhecer esta necessidade de dinamizar esta área da economia no concelho, o que, frisou Paulo Ramalho, foi um dos motivos que nos levou a insistir na realização dos Fins de Semana Gastronómicos.

E recordou: “houve uma grande pressão sobre a restauração, houve restaurantes que não conseguiram manter-se, outros estão a conseguir resistir no mercado, mas o certo é que estão muitos postos de trabalho em causa e esta é uma das razões pelas quais queremos dar um impulso nessa sua capacidade de afirmação, enquanto atores económicos muito importantes no nosso território”.

No ano passado, os Fins de Semana Gastronómicos tiveram lotação esgotada em todos os restaurantes. O sucesso desta ação e a vontade da Câmara da Maia de apoiar este setor da economia, por um lado, e dinamizar, por outro, a dimensão turística do concelho está na origem de um plano mais vasto que envolverá roteiros de experiências, onde os restaurantes poderão ser parceiros.

Delineado plano para dinamizar Turismo na Maia e em breve será apresentado

O vereador Paulo Ramalho garantiu que já está praticamente delineado esse plano para impulsionar o Turismo maiato, mas os detalhes só serão revelados após a devida apresentação aos restantes vereadores e ao presidente do município.

O momento foi ainda aproveitado para ligar a iniciativa à sustentabilidade, com a apresentação da ação “Embrulha” pela vereadora do Ambiente e elemento da administração da LIPOR, Marta Peneda.

Restaurantes Aderentes:

Dia 25

Essência das Tapas; Estação; Miramaia Stakehouse; O Forno; O Rodrigo

Dia 26

Adega Braga; Grelhador da Giesta; Os Primos; Pata Negra; Tomar de Sal

Dia 27

Cantinho Ibérico; Coreto; Fidely’s; Garfo Real; Quinta das Raparigas