Formação de construção e manipulação de bonifrates no Museu da Maia

0
190

O Museu de História e Etnologia da Terra da Maia está a promover uma acção de formação de construção e manipulação de bonifrates orientada por Francisco Mota. É uma iniciativa que se estende por 13 sessões, que decorrerão entre Janeiro e Maio, aos sábados, das 09h30 às 13h30.

A primeira sessão ocorreu no sábado passado e a segunda é amanhã, 21 de Janeiro. As restantes estão marcadas para 04, 11 e 18 de Fevereiro, 03, 10 e 17 de Março, 14, 21 e 28 de Abril e 05 e 12 de Maio.

Esta acção de formação incide numa tradição maiata, namorar à carreira na Romaria de Nossa Senhora do Bom Despacho, recolhida por Manuel Gens e pretende que os formandos aprendam a construir e a manipular um bonifrate, compreender o bonifrate enquanto recurso educativo potenciador de novas aprendizagens, como auxiliares, por excelência, na tarefa de contar histórias e fomentar a identidade cultural maiata, com recurso às tradições da Terra da Maia.

A formação terá um espectáculo no final, com a apresentação pública dos bonifrates construídos.
Esta actividade é dirigida a educadores de infância, professores, animadores e mediadores culturais e está sujeita a uma inscrição prévia.