Fundo de Desenvolvimento Regional garante 100 milhões para o Metro do Porto

0
106

O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai disponibilizar 100 milhões de euros para a expansão da rede de metro do Porto. O concurso para a apresentação da candidatura ao co-financiamento de projectos no domínio do metropolitano, no âmbito do programa ON.2 – O Novo Norte, foi aberto na segunda-feira, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Esta iniciativa enquadra-se no objectivo específico da “promoção da mobilidade urbana” do Programa ON.2 e pretende garantir o seu apoio à expansão da rede e dos serviços de transporte colectivo do Metro do Porto, com uma taxa máxima de co-financiamento de 70 por cento.

Em comunicado, a comissão salienta que o orçamento agora disponibilizado constitui o co-financiamento possível na programação do ON.2, mas que o projecto de expansão do metro do Porto, classificado como “investimento prioritário para transformar a Área Metropolitana num território competitivo e atractivo”, deve ser “viabilizado e garantido através do recurso a outros instrumentos financeiros do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), a fundos nacionais e a outros mecanismos financeiros”.

As operações apoiadas, no âmbito deste processo, deverão ser executadas “num prazo máximo de três anos”. Prazo que começa a contar a partir da data da aprovação da candidatura.