GAAPP desfaz mitos nas escolas

0
165

Este é já o segundo ano lectivo em que o Gabinete de Acompanhamento e Aconselhamento Psicológico e Pedagógico (GAAPP), da responsabilidade do pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia, vai às escolas.

Três estagiárias da Faculdade de Psicologia do Porto garantem as sessões nos estabelecimentos de ensino, sob a coordenação da psicóloga Rosana Santos. Sobre temas como a sexualidade, as toxicodependências ou a violência na escola, entre muitos outros.

Os jovens dos segundo e terceiro ciclos são convidados a falar abertamente sobre estas temáticas. Para se informarem e até desfazerem ideias erradas. Conclui a coordenadora, Rosana Santos, que são participativos.

Ouça as declarações de Rosana Santos:

[audio:JOVENS_GAAPP.mp3]

Mas não só nas escolas trabalha o GAAPP. Para além da Casa do Alto, em Pedrouços, onde está sedeado, tem gabinetes de atendimento nas lojas da juventude. E são diversas as modalidades que oferece aos jovens utentes do concelho, enumera o vereador do pelouro da Juventude da Câmara da Maia.

Ouça as declarações de Hernani Ribeiro:

[audio:GAAPP_SERVICOS.mp3]

Por falar em acções pontuais, estão programadas algumas para as férias escolares da Páscoa, a decorrer nas lojas da juventude: uma sobre competências de estudo, com os jovens de Vermoim e S. Pedro de Avioso; outra com os frequentadores da Loja da Juventude de Vila Nova da Telha, em torno das relações interpessoais.

Marta Costa

Primeira Mão acompanhou uma das acções, na Escola EB 2,3 de Nogueira da Maia. Leia na edição de hoje o que se debateu no âmbito do tema “Escolhas: Sexualidade de A a Z”.