Gala de Saúde Escolar premiou projetos sobre hábitos saudáveis

0
291
- Publicidade -

A Gala da Saúde Escolar realizou-se no dia 9, pelas 20h30, no Grande Auditório do Fórum da Maia, e contou com os representantes das entidades parceiras, dos Agrupamentos Escolares EB1 e JI do município, Juntas de Freguesia, Coordenadores, Docentes, Patrocinadores, Padrinhos, Embaixador e outras individualidades, para a atribuição de prémios a 10 turmas vencedoras dos concursos levados a cabo durante o presente ano letivo.

A Câmara Municipal da Maia já vai no seu 12º ano consecutivo a enriquecer o currículo escolar dos alunos do JI e EB1 do Município da Maia, tudo para promover “um estilo de vida ativo e saudável”.

Como sublinhou o vice presidente da Câmara, António Tiago, na gala, “um sucesso que começou como um grão de trigo, e no ano letivo 2005/2006, envolveu nos programas de saúde escolar, 158 alunos, para ascendermos no ano letivo que ora finda a um número muito mais significativo de 4715 alunos abrangidos pelos nossos projetos.

Desde o começo deste ambicioso programa de saúde escolar, em 2005, até hoje, foram abrangidas pelos vários projetos em curso 69 058 alunos”.

FC Porto e Escola Superior de Saúde de Santa Maria são parceiros pedagógicos

Este programa municipal de saúde escolar tem como embaixador o Futebol Clube do Porto e tem como um dos parceiros na área da Saúde a Escola Superior de Saúde de Santa Maria. António Tiago sublinhou ainda que “os nossos projetos abrangem áreas da saúde escolar que nos permitem encarar o futuro das crianças e jovens maiatos, com a esperança numa vida saudável para todos”.

Além de que são muitas as personalidades e instituições que dão o seu contributo para as diversas áreas do Projeto de Saúde Escolar em todas as escolas.

O vereador da Educação terminou com agradecimento aos profissionais e encarregados de educação pelo empenho: “termino deixando aos pais e encarregados de educação, uma palavra de agradecimento pelo envolvimento comprometido nestes projetos, cooperando proativamente com os professores, que são igualmente parceiros estratégicos, cuja cooperação é imprescindível para o sucesso deste programa, facto pelo qual deixo também uma palavra de reconhecimento público e gratidão.

Por fim, permitir-me-ão que deixe também uma palavra de apreço pelo trabalho da equipa municipal de educação e muito em particular pelo gabinete de saúde escolar, que desde 2005, até ao dia de hoje, têm desenvolvido um trabalho digno e muito profissional”.

CAIXA:

A Câmara Municipal da Maia desenvolveu no ano letivo 2016/2017, 7 projetos de Saúde Escolar:

– Projeto de Educação Alimentar: “Maia Refeições Saudáveis e sustentáveis”;
– Projeto de Prevenção Solar: “ Maia, com o Sol no coração ”;
– Projeto de Segurança Alimentar: “Maia, de pequenino se torce o pepino”;
– Projeto de Educação alimentar : “Maia Menu saudável”
– Projeto de Educação Postural: “Maia, melhor postura mais saúde”
– Projeto de Saúde e Cidadania: “Maia amiga da dádiva de sangue”
– Projeto Prevenção Rodoviária “Maia a prevenção começa por ti”

- Publicidade -