Governador do Distrito visita clubes rotários da Maia

0
138

O Rotary Club de Águas Santas /Pedrouços e o Rotary Club da Maia receberam, esta terça-feira, a visita oficial do Governador de Distrito Rotário 1970, Manuel Cordeiro. A visita, considerada pelos rotários como sendo um dos momentos mais importantes na vida de um clube, começou com uma sessão de cumprimentos na Câmara Municipal da Maia, onde foram recebidos pelo presidente e rotário, Bragança Fernandes, e pela vereadora da Acção Social, Ana Miguel Vieira de Carvalho. A acompanhar estiveram os presidentes dos dois clubes, Maria Helena Albuquerque e Joaquim Guedes, para além de vários rotários.

Na altura, o edil da Maia ofereceu a Manuel Cordeiro um livro com a compilação das primeiras edições do Comércio do Porto. E ao Governador deu testemunho do “bom trabalho” que os dois clubes têm vindo a desenvolver na Maia e acrescentando que se trata de uma “parceira saudável, bem equilibrada, bem montada”. “Nós cedemos instalações a um clube e a outro mas as suas actividades, mas eles também nos ajudam e às IPSS do concelho da Maia.

Por seu lado, o Governador ofereceu ao presidente a flâmula do seu ano rotário. E agradeceu todo o apoio que tem dado aos dois clubes da Maia e mostrou satisfação pela forma “como ouve falar dos clubes”. “Se os ajuda é porque reconhece que se trata de um trabalho válido que é desenvolvido”, afirmou. Deixou ainda garantias que Bragança Fernandes “vai poder continuar a confiar neles”.

Sete meses depois de ter decorrido a transmissão de tarefas e ter começado a visitar os clubes que compõem o Distrito, Manuel Cordeiro diz que o seu trabalho “tem corrido muito bem”. No caso do concelho da Maia, é a primeira vez que os dois clubes recebem em conjunto a visita do Governador. Manuel Cordeiro diz que foi decisão deles e porque o clube de Águas Santas Pedrouços tem cerca de dois anos é também uma forma de “aprender” com o clube “mais maduro e com muita obra feita”. “É melhor porque as reunião são mais frutíferas porque os dos em conjunto têm mais gente a participar”.

Da sua parte, nas suas passagens pelos clubes, deixa “sempre” uma palavra de encorajamento até porque, referiu, os clubes do seu Distrito “têm uma actividade extraordinariamente interessante e muito importante nas suas comunidades, na ajuda aos mais desfavorecidos, na área do ensino e é extremamente interessante”, afirmou.

Depois, o Governador realizou uma reunião de trabalho com os conselhos directos dos dois clubes. Enquanto isso, numa iniciativa organizada pela Casa da Amizade, a esposa do Governador, acompanhada por outros rotários, visitou as instalações do projecto da edilidade, “Novos Laços”. Na altura, entregaram material para a ocupação de tempos livres dos idosos, e pufes para as crianças, resultado de uma acção de solidariedade conjunta feita pelos dois clubes do concelho da Maia.

E como a visita do Governador é considerada um momento de festa, o encontro terminou com um jantar festivo, numa unidade de restauração em Águas Santas, onde se juntaram não só os rotários do ainda jovem Rotary Club de Águas Santas / Pedrouços e do Rotary Club da Maia, mas também amigos de outros clubes e alguns convidados.

Isabel Fernandes Moreira