Guterres defende papel dos municípios no Desenvolvimento Sustentável

0
162
Imagem ASantos

O secretário-geral da ONU manifestou o seu apoio à iniciativa ODSLocal, que reúne mais de 50 municípios do país, com uma mensagem personalizada. A Maia é um dos municípios que aderiu à plataforma ODS local.
 
Decorreu ontem, no Centro Cultural de Belém, a sessão pública de apresentação da Plataforma ODSlocal – Plataforma Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que reuniu especialistas, instituições e representantes do poder local para um debate sobre os temas da sustentabilidade. 
 
Na sessão de abertura, o secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou o seu apoio à iniciativa liderada pelo Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), através de uma mensagem em que defende a intervenção dos municípios e dos atores locais como motores de inovação.  
 
“Os municípios e os atores locais são fundamentais para que seja possível alcançar muitas das metas que compõem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A pandemia da Covid-19 enfatizou ainda mais o papel crucial dos municípios na resposta imediata e na prestação de serviços públicos essenciais. As administrações regionais e locais tomaram medidas rápidas para prevenir e mitigar a propagação do vírus e responder às perturbações causadas pela pandemia. São cada vez mais os municípios que agora se comprometem a comunicar o seu progresso na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inclusive através de Relatórios Locais Voluntários”, referiu o secretário-geral da ONU.