Humor junta a família nas escolas

0
231

O “Humor” é o tema em destaque na edição deste ano da Semana da Família, pensada pela Divisão de Educação da Câmara Municipal da Maia para a comunidade escolar. Arranca já na segunda-feira e prolonga-se até 19 de Março, com diversas actividades.

A iniciativa é promovida pelo terceiro ano consecutivo, com o intuito de “abrir as portas das salas de aula aos pais e familiares das crianças”, pode ler-se numa nota de imprensa da autarquia. Este ano, isso é feito em torno do uso do humor e do próprio riso enquanto “ferramenta educacional”, paras saber se “pode efectivamente facilitar e potenciar a aprendizagem”.

Em conjunto, no decorrer da próxima semana, todos os elementos da comunidade escolar vão poder aperceber-se das competências desenvolvidas no programa de Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), no caso do primeiro ciclo do ensino básico (EB1), ou na Componente de Apoio à Família (CAF), para quem frequenta os jardins-de-infância do concelho.

Essas experiências serão partilhadas em três momentos distintos integrados na Semana da Família. Um deles é a “Semana Aberta”. Durante o horário de funcionamento das escolas EB 1, os familiares dos alunos poderão assistir, e até participar, nas actividades desenvolvidas no próprio estabelecimento de ensino. Soma-se o circuito denominado “Sorri, estás nas AEC’s” e “Sorri, estás na CAF”, já em horário pós-laboral, a partir das 18h30. Embora sujeito a inscrição, o circuito relativo às AEC decorre, na segunda-feira, na EB 1 D. Manuel I e na EB 1 do Paço. Na terça-feira, é a vez da EB 1 de Pedras Rubras e da EB 1 Santa Cristina. Já na quinta-feira, o circuito passa pelas escolas EB 1 da Pícua e EB 1 da Seara.

A Câmara da Maia descreve cada um destes circuitos como “um espaço onde pais e filhos têm oportunidade de participar em actividade lúdicas relacionadas com as diferentes AEC e CAF”.

A Semana da Família 2010 só fica completa com os “Diálogos pela Educação”, marcados para quarta-feira, às 21h30, no Cine-Teatro Venepor. Neste evento de entrada livre, em que pode participar qualquer elemento da comunidade, serão discutidas e partilhadas ideias em torno do tema “O Humor na Educação”.

Marta Costa