ICM prepara novo ano lectivo

0
135

O Instituto Cultural da Maia (ICM) já tem uma nova casa: os 200 alunos já não estão espalhados pelos oito espaços que o instituto ocupava no concelho. As novas instalações alargaram os horizontes da direcção e do conselho pedagógico e o próximo ano lectivo já está na calha. Os novos horários vão ser feitos em Agosto e o instituto prepara-se para receber alunos mais carenciados.

Com novas instalações e a dois meses do início do novo ano lectivo, o ICM vê-se agora a braços com despesas de água, luz, saneamento e internet. Custos que nunca suportaram no passado e que a casa nova implica. Para o director do instituto, Raul Silva, desaparece um grande problema, mas aparece outro. "A nossa principal preocupação agora é saber gerir o espaço que temos", confessa. Os alunos do ICM são cerca de 200, mas o número tem tendência a subir. A visibilidade do instituto está a aumentar e, depois da Feira do Artesanato, "houve muitos alunos a fazer a inscrição", que sugeriram novas aulas. Uma surpresa para Raul Silva, que nunca pensou "que os alunos quisessem aulas de cavaquinho e piano". A situação está a ser estudada e Raul Silva garante que "vai estudar uma maneira de organizar as aulas para fazer a vontade aos alunos".

Inaugurado no mês passado, o espaço comporta novas despesas. O ICM vive das receitas geradas pelos alunos e Raul Silva diz que "vai ser difícil" fazer frente aos novos gastos. Uma das hipóteses seria a de subir o valor cobrado aos frequentadores do instituto, solução afastada por Raul Silva. Também afastada está a possibilidade de um pedido de ajuda à Câmara Municipal da Maia. "Com que cara ia pedir ajuda à Câmara quando foram eles que cederam este espaço?", questiona o responsável pelo ICM. Os apoios, não monetários, vão sendo dados pelos órgãos de comunicação social, que Raul Silva fez questão de homenagear, ao dizer que "só com a divulgação das actividades do instituto por parte da imprensa local é que temos divulgação".

Os horários vão ser elaborados durante o mês de Agosto. O ano lectivo do Instituto Cultural da Maia arranca a 18 de Setembro.