Ideias para um estilo de vida activo e saudável

0
76

A Câmara Municipal da Maia vai apresentar hoje, às 18h30, no Fórum Maia, pelo quarto ano consecutivo, os projectos de Saúde Escolar. Serão apresentados no Fórum Saúde Escolar, aos cerca de 400 docentes, os cinco projectos de Saúde Escolar.

O “Projecto de Educação Alimentar” tem como público-alvo os alunos do pré-escolar e 2º ano de escolaridade. O “Projecto de Higiene Oral” volta a incluir um rastreio a todos os alunos desde o jardim-de-infância ao 4º de escolaridade. O “Projecto de Prevenção” terá uma parceria da Liga Portuguesa Contra o Cancro, enquanto o “Projecto de Segurança Alimentar” destina-se a alunos do pré-escolar e do 1º ciclo. Por fim, o “Projecto de Educação Alimentar e Ambiental” abrange 1500 alunos.

A autarquia da Maia pretende, mais uma vez, enriquecer o currículo escolar dos alunos dos jardins-de-infância e EB1 da cidade da Maia. “Trabalhar a saúde escolar é uma aposta na criação de gerações mais responsáveis e com mais saúde”, assinala a edilidade.

Na cerimónia serão também assinados os protocolos com as entidades de carácter público e privado envolvidas nestes projectos, como o Grupo Esfera Saúde, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, o Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto IV, a Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário, a Faculdade Ciências de Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, a Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa e a LIPOR.

Os cerca de 6550 alunos de todos os agrupamentos EB1 e jardins-de-infância irão usufruir de um trabalho de rastreio, acções de formação e sensibilização que vão melhorar a qualidade de vida das crianças.