Idosos aliam desporto à praia e divertem-se

0
455
Férias Desportivas Seniores
- Publicidade -

Durante todo o mês de julho, os seniores da Maia tiveram oportunidade de ir até à praia e fazer exercício. Acima de tudo, tiveram um convívio num grupo com pessoas de todo o concelho, passando algumas manhãs diferentes, claro, mais enriquecidas e mais alegres. São as Férias Desportivas Seniores, que já decorrem há duas décadas, esta é a 19ª edição.

A atividade balnear é bastante concorrida, tem até lista de espera. E integra-se no plano de atividades do projeto Maia Desporto para Todos – Maia Cidade do Desporto, da Câmara Municipal da Maia.

Destinadas a todos os idosos do concelho maiato, as férias decorrem de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, constituídas por um programa de ocupação balnear, reforçando assim as redes de solidariedade e desenvolvimento qualitativo e quantitativo das respostas nas áreas social e da saúde.

Cerca de 500 pessoas combatem a solidão de forma saudável

Cerca de 100 idosos por semana participam nestas atividades, perfazendo mais de 500 participantes de todo o município. Os idosos inscrevem-se na semana anterior à atividade e os técnicos não têm “mãos a medir” na organização de um programa atrativo para que os idosos possam ter uma semana diferente, “combatendo a solidão” e criando “novos laços de amizade”.

Os participantes de três ou quatro freguesias são reunidos num grupo que, numa semana, vai até à praia (Praia da Memória, em Matosinhos), onde tem uma aula de ginástica no areal diariamente. Num dos dias da semana, é feito um passeio à lota, local bastante apreciado pelos idosos e, no encerramento da semana de férias, é realizado um piquenique no Complexo Municipal de Ginástica. Nestas ações são sempre acompanhados pela dupla de técnicos municipais, João Lagoa e Vanessa Silva.

É objetivo da autarquia impulsionar a prática desportiva no escalão sénior, como forma de prevenção da doença e da melhoria da qualidade de vida, garantindo assim um envelhecimento ativo e saudável.

Programa atrativo orientado pelos técnicos municipais

Durante as férias, a autarquia preenche o mês de julho com outros atrativos. Para alguns dos idosos é a oportunidade ideal para irem até à praia, pois muitos não têm família por perto para os acompanhar, outros têm dificuldade em se deslocarem ou caíram na solidão. Quando chove, os técnicos fazem uma visita a um shopping, que pode parecer algo banal, mas acaba por ser uma estreia para alguns dos participantes.

Há pequenos gestos que ficam, sorrisos que enchem muitos corações e momentos fora de casa que alimentam um ano inteiro que se segue em frente a uma televisão. As Férias Desportivas para idosos ganham assim uma dimensão que só quem nelas participa valoriza o suficiente.

E de facto, os idosos ouvidos pelo Primeira Mão numa das manhãs de julho só apontam benefícios nesta iniciativa. O único senão no dia da reportagem foi o forte nevoeiro que se fazia sentir.

- Publicidade -