Inaugurada a requalificação do Monte de Santo António

0
206

Foi inaugurada no passado sábado a primeira fase de requalificação do Monte de Santo António, em Silva Escura. A obra representou um investimento superior a 170 mil euros e transformou a imagem do espaço. Foram inaugurados novos arruamentos, percursos pedonais e zonas de lazer. A obra, há muito reclamada pela Junta de Freguesia de Silva Escura, também implicou a substituição da iluminação pública do recinto. Agora, é possível passear pelo monte de Santo António para além do período diurno.

Veja o vídeo:

 

A primeira fase está inaugurada, mas as obras no monte de Santo António não vão parar e falta pouco para o arranque da segunda fase da intervenção.

O presidente da junta de Silva Escura, José Sousa Dias, diz que esta obra é um sonho tornado realidade. Por construir estão ainda um polidesportivo e um campo de ténis. No entanto, José Sousa Dias ressalva que "esta obra foi uma luta no bom sentido" durante muito tempo e que a segunda fase vai avançar durante aquele que será o último mandato do actual presidente da junta, caso seja eleito. "Da nossa parte, vamos fazer tudo para que a segunda fase seja uma realidade, porque os nossos jovens merecem", acrescenta.

O presidente da Câmara da Maia, Bragança Fernandes, reconhece que a reclamação da população de Silva Escura para a segunda fase de requalificação do monte de Santo António "é justa" e vai ser levada a cabo "com a mesma dignidade" da primeira fase. O autarca adianta ainda que "a obra está no plano de actividades do próximo mandato". No entanto, reconhece que a execução da primeira fase de requalificação "não foi fácil", mas que "valeu a pena".

Durante a inauguração foi também homenageada uma figura mítica da freguesia de Silva Escura, Américo "Endireita", conhecido pelos seus dotes na medicina tradicional. Durante a homenagem, o "Endireita" não conseguiu conter as lágrimas. Desde Janeiro que a Comissão de Toponímia da Câmara Municipal da Maia tem aprovada a rua Américo Silva Santos.