“Inovação do século XXI” no TecMaia

0
180

O TecMaia – Parque de Ciência e Tecnologia da Maia, recebeu, na segunda-feira, a visita, ainda que virtual, de Praveen Gupta, que encabeçou uma conferência sobre inovação e internacionalização no parque tecnológico maiato. Virtualmente porque aquele que é considerado um especialista no campo da inovação empresarial não pôde estar na Maia em pessoa, devido ao cancelamento de voos por todo o mundo, como resultado da erupção do vulcão islandês de Eyjafjallajökull. Esteve presente via vídeo-conferência.

Uma conferência que uniu a Maia aos Estados Unidos numa questão de segundos. Abertura que, numa escala geográfica menor, o vereador do pelouro do desenvolvimento económico, Paulo Ramalho, quer que seja real. Saudou o “trabalho que a TecMaia tem desenvolvido em prol da Maia e em prol da economia do norte do país, porque nós aqui na Maia não pensamos nós no nosso próprio município”. Para explicar o propósito da conferência, Paulo Ramalho avançou que “não há inovação sem conhecimento”. A escolha de Praveen Gupta não foi ao acaso porque, segundo o autarca, “é muito importante, cada vez mais, que nós consigamos encontrar aquelas pessoas que nos possam trazer mais-valia na área do conhecimento, mas que nos tragam também experiência. Paulo Ramalho terminou agradecendo aos patrocinadores da conferência, sem os quais a mesma não teria sido possível.

Além do Norte do país, a Maia continua a abrir uma janela para os vizinhos galegos. E de Espanha veio Alberto Casal, proprietário de uma empresa de infraestruturas para veículos eléctricos, para “falar sobre aquilo que é, na opinião dele, a possibilidade de aproveitar oportunidades em tempos de crise”. Coube ao administrador do parque tecnológico maiato, António Tavares, a apresentação dos oradores. Um em pessoa, outro em vídeo-conferência. Mas a presença dos convidados para palestrantes tinha um propósito comum: falar da inovação que está aí, “a inovação do século XXI”, rematou António Tavares.

O evento de segunda-feira, no parque tecnológico maiato, é o primeiro de uma série de conferências e foi o pontapé de saída do terceiro Ciclo de Encontros de Inovação Empresarial.

Quem é Praveen Gupta?

Praveen Gupta é o presidente da empresa Accelper Consulting e um especialista em Inovação Empresarial.

Pradeen Gupta destacou-se em estudos no campo da melhoria de desempenho desde 1980. Trabalhou na Motorola, no sector de Semicondutores e Comunicações, e nos Laboratórios Bell AT&T, durante nove anos.

Como qualificações académicas, Pradeen Gupta tem na bagagem um Mestrado em Engenharia Eléctrica e Informática pelo Instituto de Tecnologia de Ilinois, Chicago. É também Engenheiro Certificado de Qualidade, Engenheiro Certificado para a Qualidade de Software e Engenheiro Profissional em Illinois. Além disso, também faz também parte da ASQ (American Society for Quality).

Pedro Póvoas