Instituições ligadas à Maia recebem donativos da empresa Ferrovial

0
389
Cruz Vermelha da Maia

A Ferrovial, através da Ferrovial Serviços, uma das maiores empresas privadas na área dos serviços urbanos e infraestruturas em Portugal, realizou uma doação de 150.000 euros a quatro instituições do país que lutam contra a Covid-19. Assim, foram entregues donativos à Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia, Associação Semente (voluntários da LIPOR), Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), Hospital Distrital de Santarém EPE.

A Cruz Vermelha da Maia recebeu 25 mil euros para apoiar a compra de EPI´S para os seus profissionais, assim como equipamentos médicos para uma ambulância que irá permitir o transporte de utentes em situações de maior gravidade, nomeadamente os que necessitam de ventilação.
Esta instituição intervém a vários níveis na comunidade, nomeadamente na área da Emergência Pré-hospitalar, Ação Social, Saúde e Formação, abrangendo cerca de 135 mil habitantes numa área constituída por 10 Freguesias. Com a crise pandémica da Covid-19, a Instituição destacou-se como sendo a primeira no transporte de utentes com Covid-19 no Norte do país.

A Associação de voluntários da LIPOR – Semente recebeu 50 mil euros para a contribuição na diminuição da taxa de desemprego, combater a taxa de insucesso escolar, diminuir o isolamento social, potenciar o acesso a cuidados de saúde e fomentar a alimentação diversificada e saudável destas famílias.

Esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) trabalha na promoção do bem-estar social da comunidade, através da realização de ações, campanhas e eventos ligados ao Voluntariado, Solidariedade e Apoio Social, nos 8 municípios associados da LIPOR – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.

Outro donativo de 50 mil euros destinou-se à Santa Casa da Misericórdia do Porto, em particular ao seu programa “Chave de Afetos”, que pretende a diminuição do isolamento dos idosos. A Maia é uma das autarquias parceiras deste projeto com a Santa Casa.

Coube ao Hospital Distrital de Santarém outro donativo no valor de 25 mil euros, que terá por destino a aquisição de equipamentos médicos para a instituição.

O fundo internacional “Ferrovial Juntos Covid-19” foi criado com o objetivo de fazer doações a instituições de saúde, universidades e centros de investigação ou desenvolvimento; assim como a Organizações não Governamentais para um conjunto de projetos destinados à aquisição de material de saúde e equipamentos médicos, à investigação de soluções farmacológicas ou vacinas, para combater os efeitos da pandemia provocada pela COVID-19. Para além disso, as doações irão, também, ajudar grupos vulneráveis ou em risco de exclusão, consequência da atual crise sanitária.