Já são 400 os idosos no programa Saúde Sénior 60+

0
231
- Publicidade -

O Programa Saúde Sénior 60+ para o presente ano letivo 2017/18 foi apresentado e assinado pelos parceiros e instituições aderentes, na última quinta-feira, dia 16, nos Paços do Concelho, na presença da vereadora da Coesão Social, Ana Miguel Vieira de Carvalho, e do presidente da autarquia, António da Silva Tiago.

O protocolo entra desde já em vigor e prolonga-se com atividades nas instituições de respostas sociais na Maia até 31 de julho de 2018.

Participam nestas ações a Santa Casa da Misericórdia da Maia, Centro Social e Paroquial de Águas Santas, ASMAN, Centro de Dia da Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, Lar de Santo António – Associação das obras sociais de S. Vicente de Paulo, O Amanhã da Criança – Associação de Solidariedade Social e o Centro Social e Paroquial da Maia – Lar de Nazaré. Esta última instituição participa pela primeira vez no projeto.

O projeto tem como parceiros a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Escola Superior de Saúde de Santa Maria, ISMAI – Instituto Universitário da Maia e Universidade Fernando Pessoa.

De 102 participantes aumentaram para 400


No primeiro ano, em 2014/15 “trabalhamos com 102 utentes das instituições e já atingimos este ano os 400 idosos”, esclareceu a vereadora Ana Miguel, que sublinha o crescimento constante deste projeto, quer em termos de participantes, quer em termos de instituições aderentes e no que respeita às atividades envolvidas.

No que concerne as atividades agregadas, já no ano anterior, foi desenvolvida a área da Prevenção Rodoviária e Cidadania, explicou a vereadora: “depois há aquelas áreas já implementadas todos os anos: Psicologia, Saúde Oral, Alimentação. Dentro de cada área todos os anos são desenhadas atividades para as desenvolver”.


Atividade piloto será o Encontro de Gerações na Casa de Milheirós

A novidade introduzida este ano, adiantou Ana Miguel Vieira de Carvalho foi a iniciativa Encontro de Gerações 60+, em que abrimos inscrições apenas para uma resposta social. Apenas se inscreveu a Casa de Milheirós (Santa Casa da Misericórdia), que irá trabalhar em conjunto com uma escola do 1º ciclo da área envolvente. Esta será uma atividade piloto, que decorrerá ao longo do ano”.

Todas as instituições tiveram oportunidade de se inscreverem numa área da sua opção, até quatro atividades, sendo que todas podem participar nas atividades gerais, proporcionadas pela Câmara Municipal, como são exemplo: Música 60+, Exposição de fotografia 60+, Desafio Pedómetro 60+, Workshop de culinária FCNAUP 60+, Concurso Master chef 60+, Treino cognitivo 60+, Terapia com animais 60+, Pintura em tela 60+, Promoção da escovagem dos dentes 60+, Prevenção Rodoviária 60+, Primeiros Socorros e Risco de queda 60+, City tour 60+, Refeições Intergeracionais 60+, Estórias 60+.

Promover o bem-estar e a felicidade

Ana Miguel Vieira de Carvalho salientou que o Saúde Sénior 60+ tem o objetivo de promover o envelhecimento ativo dos “nossos seniores e apostar no seu bem-estar e na sua felicidade”.

O presidente da Câmara, António Silva Tiago, afirmou estar convicto do sucesso de mais uma edição deste Programa destinado aos seniores, sublinhando que ,“na sua visão estratégica de futuro, a Câmara Municipal da Maia respeita e valoriza o estatuto da população sénior do concelho, procurando através deste Programa promover o envelhecimento ativo numa vida que seja completa e saudável em todas as dimensões humanas e sociais”.

- Publicidade -