João Rebelo, do Metro do Porto, preside à União Internacional do Transporte Público

0
248

Pela primeira vez, a União Internacional do Transporte Público (UITP) tem um português na presidência de uma das suas estruturas. João Rebelo, Director do Departamento de Sistemas Técnicos da Metro do Porto, foi eleito Presidente do Comité de Metros Ligeiros daquela organização de âmbito mundial.
Assim, durante os próximos dois anos, o Metro do Porto estará na liderança das “grandes orientações estratégicas em matéria de metros de superfície”, assinala a empresa em comunicado.

João Rebelo, 54 anos, engenheiro electrotécnico e quadro do Metro do Porto desde 2001 foi, em Nápoles, Itália, por unanimidade, eleito presidente do Comité de Metros Ligeiros UITP, com sede em Bruxelas. Tem 3.400 membros (operadores de transportes, governos e autarquias, fabricantes), em 92 países.

O Metro do Porto consegue, pela primeira vez em 33 anos, eleger um representante português para a presidência do Comité de Metros Ligeiros. Esta é, aliás, a primeira vez que Portugal lidera um organismo de topo da União (cargos usualmente ocupados por representantes de países do centro da Europa).