Joaquim Jorge apresenta livro do Clube dos Pensadores na Maia

0
122

O fundador do Clube dos Pensadores e biólogo, Joaquim Jorge, vai apresentar amanhã, sexta-feira (04 de Dezembro), no Fórum Jovem da Maia, às 21h30, o seu livro “Clube dos Pensadores”, editado em Março. Escreveu o livro, assume, por querer deixar o seu testemunho, embora reconheça que “há mais gente a escrever livros do que a lê-los”. “As pessoas têm a mania que a democracia é partidos, é ir a votos, eleições, e eu não acho, acho que a democracia tem uma vertente participativa e que a sociedade civil tem grande importância”.

A obra retrata a história dos debates do clube, que começaram na Maia há quatro anos, a participação de várias figuras públicas, entre elas, Manuel Alegre, Manuel Maria Carrilho, Manuel Monteiro, o blogue do Clube dos Pensadores e artigos escritos em vários jornais.

O livro tem prefácio de Pedro Santana Lopes, posfácio de Manuel Maria Carrilho e o “mesofácio” de Manuel Alegre. A escolha recaiu nestes três políticos por razões concretas: “Pedro Santana Lopes foi um excelente secretário de Estado da Cultura, Manuel Maria Carrilho, para mim, foi o melhor ministro da Cultura, com uma intervenção em todas as bibliotecas do país. As pessoas em política têm que ter memória. Manuel Alegre é meu amigo pessoal e é um rosto visível da sociedade e a nível da cidadania, goste-se ou não”.

No evento marcado para hoje, vão estar presentes o vice-presidente da Câmara Municipal da Maia e amigo pessoal de Joaquim Jorge, António Silva Tiago, e Mário Russo, co-adjunto de Joaquim Jorge no blogue e professor universitário, entre outros.

Para a apresentação, Joaquim Jorge tem como objectivo “fazer uma análise, não vai ser ‘aquela’ apresentação de um livro normal, muito cansativa, aliás até vou falar pouco do livro”.

A escolha da Maia “foi uma forma de reconhecer o apoio e também é simbólica, porque comecei os debates aqui, mas é também para fazer ver a algumas pessoas que Joaquim Jorge é uma pessoa capaz e com valor”.

Entretanto, Paulo Portas foi o último convidado de Joaquim Jorge deste ciclo do Clube, dissertando sobre o papel do CDS/PP na actual legislatura.