Jovem maiato no Japão a concorrer nas Olimpíadas de Informática

0
279
- Publicidade -

O jovem Diogo Rodrigues, aluno da Secundária do Castelo da Maia, integra a equipa de Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática. O certame decorre de 1 a 8 de setembro, em Tsukuba, no Japão.

O jovem maiato foi eleito para fazer parte desta espécie de seleção lusa que irá disputar a competição internacional anual de informática para alunos de vários países, as Olipíadas Internacionais de Informática (International Olympiad in Informatics – IOI).

As IOI são uma das cinco Olimpíadas Internacionais de Ciência, sendo considerada a mais prestigiada competição de Ciências de Computadores do mundo.

O principal objetivo é estimular o interesse pela Informática, Ciências de Computadores e Tecnologias de Informação, além de dar oportunidade de reunir alunos excecionalmente talentosos de vários países, num grande intercâmbio de conhecimento científico e de experiências culturais.

O número de países participantes tem vindo a aumentar de forma reiterada, contando estas IOI2018 em Tsukuba, no Japão, com 900 participantes de 85 países.

As provas de apuramento aconteceram a 10 de junho, no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Na prova, ao longo de 5 horas, foram propostos 4 problemas, em cuja resolução participaram os 8 alunos selecionados através das Olimpíadas Nacionais de Informática 2018.

- Publicidade -