Junta de Freguesia de S. Pedro Fins acolhe curso de Novas Oportunidades

0
149

A Junta de Freguesia de São Pedro Fins estabeleceu uma parceria com a Escola Secundária de Alfena, do concelho de Valongo, para a abertura de um programa Novas Oportunidades de obtenção de equivalência aos 9º e 12º anos.

O programa aposta em fornecer à população local a certificação escolar a partir de conhecimentos e competências adquiridas através da experiência de vida. “Essa é uma área que, na nossa zona, pode ter importância para valorizar as qualificações das pessoas”, refere Joaquim Marques Gonçalves, presidente da autarquia. Um grupo de formadores da Escola Secundária de Alfena mostrou disponibilidade para proceder aos cursos no edifício sede da junta e a ideia agradou.

Quem pretender aceder a este programa terá de se inscrever na Junta de S. Pedro Fins, preenchendo um impresso específico, depois terá de participar numa entrevista individual, para avaliação das qualificações académicas e profissionais, com o objectivo de posicionar cada candidato no seu diferente nível. Em todo o caso, os pretendentes terão de ter mais de 18 anos.

O início do processo lectivo, com as aulas do curso, está em aberto, dependendo do número de inscritos e da fase de preparação das turmas, que funcionam com um número médio de 15 a 20 alunos. A coordenadora do projecto aponta o início para dentro de um mês.

Joaquim Marques Gonçalves estima que haja candidatos para a formação de duas a três turmas. Pelo envolvimento da junta neste programa, o autarca espera que a maior parte dos participantes seja de S. Pedro Fins.

Ouça abaixo as declarações de Joaquim Marques Gonçalves:

(Notícia a desenvolver na edição desta semana de Primeira Mão)