Junta de Milheirós comemora Dia do Estudante (vídeo)

0
153

Para comemorar o Dia do Estudante, a Junta de Freguesia de Milheirós organizou, durante a passada quarta-feira, uma “reunião” de todos os alunos do ensino pré-escolar da freguesia. À disposição dos mais pequenos estiveram várias actividades, como jogos matemáticos, pintura de t-shirts e animadores com balões. No fim, os mais pequenos tiveram direito a um lanche.

De acordo com a secretária da Junta de Freguesia de Milheirós, Adélia Teixeira, a educação é uma prioridade deste sector autárquico. “Queremos que as crianças tenham vontade de estudar e que saibam que este pequeno passo que estão a dar é muito bom para o futuro deles”. O Dia do Estudante é “comemorado” muitas vezes pelos mais crescidos e não tanto pelas crianças em idade pré-escolar. Com esse aspecto em vista, o ditado “é de pequenino que se torce o pepino” ganhou mais um significado na Junta de Freguesia de Milheirós. Segundo Adélia Teixeira, é importante as crianças habituarem-se desde cedo à “vida de estudante”, principalmente no que toca à “matemática, que costuma ser a disciplina mais difícil, a que mete mais medo, por isso começamos por aí”. Além dos números, também se puxou pelo lado artístico dos mais pequenos.

À entrada da comemoração do Dia do Estudante, foi oferecido a cada aluno uma t-shirt que os próprios se encarregaram de colorir. E quem sabe se o Guilherme, uma das crianças presentes na junta de freguesia milheiroense, vai enveredar pelas artes… pelo menos é isso que a actividade preferida durante a tarde de quarta-feira indica. Diz o pequeno Guilherme que a actividade preferida tinha sido os desenhos que fez na t-shirt oferecida pela junta. A veia artística notou-se. Desenhados na t-shirt do Guilherme estavam corações, “desenhos com pintas”, como o mais novo fez questão de descrever, assim como um sol e várias dedicatórias à família. Família que ficou representada nas costas da vestimenta. Estudar já é “outra coisa”. Quando PRIMEIRA MÃO perguntou ao Guilherme se sabia qual era a importância do Dia do Estudante, acenou com a cara para um lado e para o outro. Ou seja, não. Não sabia. Reformulámos a pergunta. “Sabes que para seres alguém na vida tens que estudar muito, não sabes?” A resposta, desta vez, foi positiva. “Estudas muito?” Mais uma vez, resposta positiva.

Esta não foi a única iniciativa levada a cabo pela Junta de Freguesia de Milheirós. A tarde era dos mais pequenos, mas o presidente da Junta de Freguesia de Milheirós, Vítor Fontes, recua no tempo alguns dias e lembra que a junta também assinalou o Dia da Mulher. Iniciativas que se vão repetir “quando for de bom-tom fazer”. Em relação à festa dos mais pequenos, Vítor Fontes considera que o sucesso foi notório e que a “ideia foi bem recebida tanto pelos mais pequenos como pelos encarregados de educação”.

A tarde terminou, como já foi dito, com um lanche. Merecido para uma tarde cheia de estudo, mas onde a diversão também não ficou de lado.