Lar de Santo António comemorou 12 anos de vida

0
143

O Lar de Santo António, em Gueifães, assinalou, no passado sábado, 12 anos de existência. A data foi comemorada durante todo o dia e o lar abriu as portas a convidados e à comunidade. Embora conte com mais de uma década de existência no actual local, a história do Lar de Santo António remonta ao ano de 1986. Já no actual terreno, cedido por Alzira Oliva Teles, da Quinta de Catassol, o lar começou a ser construído em 1991.

No Dia de Santo António, o lar comemorou 12 anos. O dia de aniversário começou pelas 9h30, com a recepção aos convidados. Às 10h00, teve lugar uma celebração eucarística, seguida por uma entrega de diplomas aos colaboradores do lar que concluíram o 9.º ano. Depois do almoço, às 12h00, a tarde de comemorações prosseguiu, com teatro, peças musicais, poesia e a actuação do Rancho Folclórico de Gemunde. As comemorações terminaram com um lanche, pelas 17h00.

A data serviu para comemorar um longo percurso na vida da instituição, como confessa o presidente da Comissão Directiva do Lar de Santo António, Mário Araújo. O responsável pelo espaço recua no tempo e lembra que as obras de construção duraram seis anos. O lar abriu ao público em 1997. Depois de doze anos de existência, o espaço conta hoje com serviços de apoio ao domicílio, lar e centro de dia. À data, o espaço alberga, em permanência, 44 idosos. No serviço de apoio ao domicílio, está a prestar auxílio a 62 famílias. Mário Araújo mostra o desejo de fazer crescer a instituição e adianta que "está previsto o projecto de ampliação e remodelação do lar".

O presidente da Comissão Directiva do lar confessa que, neste momento, está apenas "a aguardar pelas respostas das entidades competentes", mas espera que "em 2009 ainda seja possível avançar com as obras". É desejo do responsável pelo espaço a melhoria de condições do Lar de Santo António. Recorde-se que os projectos estão aprovados e está prevista a criação de mais oito quartos, com capacidade para 16 novos utentes, capacidade que vai permitir dar resposta à actual lista de espera.