Liga Portuguesa Contra o Cancro recolhe donativos

0
218

Entre hoje e terça-feira, 2 de Novembro, a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) desenvolve uma acção de recolha de donativos no centro comercial VIVACI Maia. As receitas obtidas durante o peditório têm como objectivo promover novas formas de prevenção do cancro, o apoio social ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia.

Anualmente a doença é responsável pela morte de 42 mil pessoas em Portugal. A incidência é de 12,7 milhões de novos casos de cancro a nível mundial. Todos os dias, em todo o mundo, morrem 7,6 milhões de pessoas com cancro. Por isso mesmo, o cancro é a doença com maior impacto económico, de acordo com um relatório da Sociedade Americana do Cancro. Só em 2008, as perdas económicas motivadas pela doença terão sido de 698 mil milhões de euros.

Em Portugal, os custos directos do cancro, com tratamentos ou hospitalizações, são de 53 euros per capita. O cancro da mama é a das variantes que mais alarmismo tem provocado. Todos os anos, aparecem em Portugal cerca de 4.500 novos casos, o que representa uma média de 11 por dia.