Linha 600 no Top 10 da STCP

0
265

A linha 600 da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), que liga o Porto à Maia foi uma das mais procuradas no primeiro semestre de 2009. O autocarro que faz o percurso entre Sá da Bandeira e a freguesia de Barca faz parte do Top 10 das linhas com mais passageiros. Foi procurado por mais de dois milhões de passageiros, correspondendo a 3,7 por cento da procura total da rede na primeira metade do ano.

A liderança, em termos de volume de passageiros, pertenceu neste período à linha 205, que liga Campanhã ao Castelo do Queijo, percorrendo todo o eixo da Circunvalação. Neste serviço, a STCP registou mais de 400 mil validações mensais, o equivalente a 4,6 por cento (%) das validações na rede, mostram os dados fornecidos pelo Gabinete de Comunicação e Relações Institucionais da empresa.

Quanto a paragens, das 2724 existentes até ao final de 2008, a STCP elencou as dez mais procuradas na cidade do Porto e as cinco com maior procura nos concelhos da Maia, Gondomar, Matosinhos, Valongo e Vila Nova de Gaia, isto é, os seis concelhos servidos pela rede de transportes colectivos, com uma extensão de 537 quilómetros. Os dados, relativos aos últimos três semestres, destacam a paragem da Areosa como a mais procurada em Terras do Lidador. Seguem-se as estações do Alto da Maia, Maia (Câmara), Forno e Pícua.

Os quantitativos do primeiro semestre de 2009 são em tudo semelhantes aos de 2008, o que “indicia uma estabilização da procura”. No ano passado, tinham sido transportados pela rede 111 milhões de passageiros, representando um aumento de dois milhões em relação a 2007. De 2009, há apenas os dados do primeiro semestre, que apontam já para 55,6 milhões de passageiros transportados pela STCP.

Quanto a horários, mantêm-se os dois períodos do dia em que a procura é mais elevada. O primeiro pico acontece às 8h00, com mais de 760 mil validações mensais. Mais significativo ainda é o pico das 17h00, em que a procura ultrapassa as 800 mil validações, por mês.

Marta Costa

(Notícia a desenvolver na edição de sexta-feira de Primeira Mão)