LIPOR espalha compostores pelos municípios

0
626
Lipor compostor

Em 2016, foram entregues 1866 compostores aos cidadãos dos oito municípios da Lipor, que irão potenciar um desvio da valorização energética de 880 toneladas de CO2/ano.

O “Terra à Terra” é um projeto da LIPOR que pretende que os cidadãos residentes na sua área de intervenção (Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde) valorizem os seus resíduos orgânicos (alimentares e de jardim) nas suas habitações, reduzindo os custos com a sua recolha, transporte e tratamento centralizado, bem como as respetivas emissões dos gases com efeito de estufa.

Além disso, incentiva a utilização de composto orgânico em alternativa aos químicos de síntese. O composto atua como adubo orgânico, melhora a estrutura do solo e a resistência das plantas, tendo uma ação positiva na qualidade dos vegetais (alimentar, ambiental e saúde).

Com este projeto, a LIPOR tem mais de 10 mil e 700 compostores implementados na região, permitindo desviar da valorização energética mais de 5.000 t/ano de resíduos orgânicos, evitando a emissão de 884 ton CO2/ano.

Os cidadãos que vivam em casa com jardim num dos municípios da LIPOR podem ter o seu compostor gratuitamente. Para tal, basta inscreverem-se no projeto, frequentar o workshop de Compostagem Caseira (gratuito) e cumprir o Regulamento do projeto, que pode ser consultado no portal da empresa intermunicipal.

Angélica Santos