Lipor mantém Operação Restauração 5 Estrelas

0
216

A Lipor volta a implementar, este ano, a “Operação Restauração 5 Estrelas”, no âmbito da valorização orgânica.

A Operação tem como objetivo a separação da porção orgânica presente nos resíduos urbanos, quer a nível individual, junto dos cidadãos, quer junto dos grandes produtores, como é o caso dos estabelecimentos de restauração, cantinas e similares.

A separação e valorização dos resíduos orgânicos traduz-se na produção de um composto orgânico natural de elevada qualidade, que conta sempre com a cooperação dos Municípios associados da Lipor, permitido produzir cerca de 3000 toneladas do produto que tem grandes benefícios para os solos nacionais, muito deficitários em matéria orgânica.

LogoLipor

No ano passado a iniciativa abrangeu mais de 1.500 estabelecimentos e permitiu valorizar, através do processo de compostagem, mais de 13.500 toneladas de resíduos orgânicos.

Atualmente estão disponíveis 17 circuitos de recolha seletiva de biorresíduos (resíduos alimentares apodrecidos) junto de estabelecimentos do canal HORECA (hotéis, restaurantes e cafés) e similares, nos Municípios associados da LIPOR, como Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde e também nos Municípios de Esposende e Viana do Castelo. Mais recentemente, os circuitos também abrangem o sistema intermunicipal Ambisousa, através de protocolos estabelecidos para esse efeito.