Lipor prepara Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (Lipor)

0
194

A Lipor acolheu na quinta e sexta-feira da semana passada um seminário de formação para a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, marcada para Novembro. Durante dois dias, com o objectivo de promover boas práticas entre os parceiros, partilharam-se experiências entre entidades organizadoras e apresentaram-se possíveis projectos a desenvolver.

O Programa de Formação é uma iniciativa no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e conta com vários parceiros europeus. Em Portugal, organizadores são a Lipor, na sua área de influência, e a APA – Agência Portuguesa de Ambiente, a nível nacional. Entre outras actividades, o projecto contempla a organização de três edições da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, com carácter local mas com impacto por toda a Europa, bem como os Prémios Europeus para a Prevenção de Resíduos.
De acordo com a directora do Departamento de Comunicação e Educação Ambiental da Lipor, Paula Mendes, o serviço intermunicipalizado, enquanto parceiro do projecto europeu tinha a obrigatoriedade de, este ano, durante o mês de Junho desenvolver o programa de formação.

O primeiro dia foi muito dedicado a possíveis proponentes de projectos e iniciativas, ou seja, “escolas, ONGs, poder local, municípios, juntas de freguesia que nos queiram propor iniciativas e acções para serem analisadas e depois desenvolvidas durante a semana da prevenção”, explica.
Durante o dia de trabalho foram apresentados “muitos” casos práticos, considerados “muito interessantes”. “Tivemos casos de vários países, que deram dicas muito interessantes, algumas delas tão simples, que nos mostram como podemos trabalhar a prevenção nas empresas, nas escolas”.
O segundo dia foi mais voltado para possíveis organizadores. “Temos aqui cerca de 40 pessoas, na sua maioria europeias e temos países como a Bélgica, a França, o Reino Unido, a Suécia e a Finlândia que, nos seus países ou já são organizadores da semana ou manifestaram vontade de serem organizadores da iniciativa”.

Nesta altura, a Lipor já tem programadas algumas iniciativas a desenvolver na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos e a divulgação já está a ser feita através dos suportes electrónicos. A partir de Setembro, vão fazer uma divulgação mais próxima.
O objectivo, diz Paula Mendes, é ultrapassar a meta atingida no ano passado. “Não estávamos à espera que tivesse um sucesso tão interessante. Nós tivemos cerca de 120 iniciativas validadas, portanto, não ficamos atrás de nenhum parceiro europeu, inclusive uma das iniciativas ganhou o prémio numa das categorias, que foi promovida no âmbito da catequese, num grupo de Águas Santas. E se no ano passado já nos surpreendemos e surpreendemos os parceiros europeus, e, portanto, este ano, temos que nos superar, temos que fazer sempre melhor”, garante a directora de comunicação da Lipor.
Este é um projecto a três anos, prologando-se até 2011. Há dois anos a Lipor realizou uma semana piloto, embora não tenha sido no âmbito deste projecto.

Para participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos como “Proponente de Projecto”, basta propor ao seu organizador de referência uma ideia de acção assente na Prevenção de Resíduos, que pode passar por uma actividade de sensibilização, campanha informativa, acontecimento ou apresentação.
A Semana Europeia de Prevenção de Resíduos decorre entre 20 e 28 de Novembro.

Isabel Fernandes Moreira