“Magalhães” à conquista das escolas do 1º ciclo da Maia

0
115

O “Magalhães” já chegou às escolas da Maia. A escola EB1/JI de Currais em Vermoim, foi a primeira escola a receber os portáteis. Foram entregues, esta quarta-feira, na presença do presidente da Câmara Municipal da Maia e representantes da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e Governo Civil do Porto.

A Maia foi, assim, o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto a receber formalmente os portáteis, assinalando também o início da distribuição “massiva” por todas as escolas. Esta é a segunda entrega desde que foi criado o programa para o primeiro ciclo do ensino básico. Na primeira, em Setembro, foram entregues cerca de três mil computadores, num total de oito municípios.

Na escola EB 1 de Currais, foram entregues cerca de 187 “Magalhães”. E foi com um largo sorriso e com muita curiosidade que os alunos receberam o famoso portátil, que nas palavras do presidente da câmara da Maia, foi uma “prenda de Natal” antecipada.

A entrega dos computadores acontece três semanas depois da entrega simbólica dos manuais digitais e dos quadros interactivos instalados nas escolas do 1º ciclo do ensino básico, pela câmara da Maia. Na altura Bragança Fernandes referia que, mais uma vez, a Maia estava à frente do Ministério da Educação e queixava-se de ainda não ter visto nenhum portátil “Magalhães” na Maia.

Finalmente, chegaram esta quarta-feira. E desta vez, Bragança Fernandes congratulou-se pelo facto de o concelho ter sido o primeiro a receber os computadores. “Isso acontece porque apostamos na educação”.

Fernanda Alves

(Notícia desenvolvida na edição desta semana do PRIMEIRA MÃO)