Maia acolhe cordão humano pela prevenção do cancro (com audio)

0
12

Como forma de assinalar a “Semana europeia de luta contra o cancro”, a Praça Doutor José Vieira de Carvalho, na Maia, acolhe, esta terça-feira, de manhã, a realização de um Cordão Humano pela prevenção do cancro.

A iniciativa é organizada pela Liga Portuguesa Contra o Cancro e pela Câmara Municipal da Maia, com o objectivo sensibilizar e consciencializar a população para a importância da prevenção e da escolha de hábitos de vida saudáveis, como forma de minimizar os factores de risco no cancro.

A autarquia convidou várias entidades a participarem na iniciativa, nomeadamente as escolas e os seniores que participam no Clube Maia Sénior. Mas o apelo vai também para a participação espontânea de todos os que passarem pela Praça do Município, esta terça-feira, ao final da manhã. A ideia é que quem passe, pare, participe e reflicta, afirma Nair Rocha, do gabinete de saúde da autarquia maiata.

[audio:10Out_Cordao_Humano.mp3]

E com um Verão fora do tempo, as expectativas não podiam ser melhores. Até porque, acrescenta Nair Rocha, trata-se de uma causa que sensibiliza todas as pessoas, ou porque já passaram por uma situação de cancro na família, ou porque conhecem alguém que já passou.

[audio:10Out_Cordao_Humano_1.mp3]

Na Praça Doutor José Vieira de Carvalho, as actividades começam a partir das 10h30 com a dinamização de aulas de Tai-chi, a cargo do departamento do Desporto da Câmara Municipal da Maia e Aeróbica, a cargo do Maiafit.

Para as 12h00 está agendado o cordão humano, que vai contar com a presença do presidente da liga Contra o Cancro, Vitor Veloso, representantes da Autarquia e algumas figuras públicas que este ano dão a cara pela Liga. Antes disso, num acto simbólico, às 09h30, os alunos da escola EB 2,3 Vieira de Carvalho, vão sair das salas de aula, e dar as mãos.

Isabel Fernandes Moreira