Maia associa-se ao Banco de Leite para São Tomé e Príncipe

0
182

A Câmara da Maia vai abraçar a causa do projecto do Banco de Leite para São Tomé e Príncipe, gerido pela Cáritas e dinamizado pelo Frei Fernando Ventura, que assume, como principal objectivo, a “alimentação das crianças que estão ao cuidado da casa dos pequeninos de S. Tomé, e também de todos os infantários que existem espalhados pela ilha S.Tomé e pela ilha de Príncipe, estamos a falar de um universo de mais ou menos duas mil crianças e, para isso, estamos a recolher basicamente leite e farinhas lácteas”.

A taxa de mortalidade infantil em São Tomé e Príncipe cifra-se nos 52 por mil, um valor extremamente alto e que reflecte a falta de condições para a subsistência dos mais jovens. São muitos os órfãos acolhidos por instituições da Diocese de São Tomé, numa tentativa de contribuir para proteger este grupo mais desfavorecido e por vezes esquecido.

Na perspectiva de Frei Fernando Ventura, “iniciativas como esta são sempre importantes e ainda mais importantes quando atravessamos também nós um momento como este, que se chama pomposamente de crise. É nas dificuldades que a solidariedade se faz mais activa e é quando o jogo se faz duro, que os duros começam a jogar”, sublinha.

Hoje, pelas 21h30, no Pequeno Auditório do Fórum da Maia, será feita a apresentação pública deste projecto, com a participação de Frei Fernando Ventura.