Maia com cinco lojas da juventude

0
141

Os jovens do concelho da Maia têm agora à sua disposição cinco lojas da juventude. Às duas que estão em pleno funcionamento, uma em S. Pedro Fins e outra em Gemunde, juntam-se agora mais três que foram inauguradas pela Câmara Municipal, no passado sábado. Dois dos espaços, um no empreendimento PER da Ponte das Cabras, em Vermoim, e outro no empreendimento PER de Aldeia, em Vila Nova da Telha, são novos, o terceiro é a reabertura da loja de S. Pedro de Avioso.

Em Vermoim, os mais jovens já estavam à espera que terminassem as formalidades da inauguração para poderem experimentar os postos de acesso à internet. Isto depois, claro está, de terem garantido ao presidente da Junta de Freguesia local, Aloísio Nogueira, que pretendiam trabalhar. Mas o que eles queriam era mesmo experimentar a nova ferramenta de trabalho ou de lazer que agora fica ali mesmo ao lado de casa.

Nas cinco lojas da juventude, os jovens, além de postos de internet, têm também uma sala de estudo, um gabinete de aconselhamento, de apoio psicológico e pedagógico e ainda uma sala de convívio. Para além disso, anualmente são realizadas uma série de outras actividades que vão sendo calendarizadas pelo pelouro.

De acordo com o vereador da Juventude da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro, esta era uma aposta do seu pelouro que viu agora cumprida. Se por um lado viu cumprida a promessa, por outro, acredita que o município deu um passo “importante” para que “continue a ser aquilo que sempre foi, que é pioneira em termos de política de juventude”. “Quando há 13 anos abrimos o Fórum Jovem foi o primeiro espaço do país dedicado apenas à juventude. Depois disso abriram vários espaços. Quando outros estavam a abrir os primeiros espaços nós já tínhamos a Casa do Alto. Agora, com estas novas lojas da juventude continuamos na linha da frente no que diz respeito a políticas de juventude”, evidencia.

Isabel Fernandes Moreira

(Notícia desenvolvida na edição desta semana de Primeira Mão)