Maia com duas escolas ampliadas

0
213

Flautas, danças e cantorias marcaram a inauguração das obras de ampliação das escolas EB1 / JI de Mandim, em Barca e EB 1 / JI de Ferronho, em S. Pedro de Avioso, no passado sábado. Os dois estabelecimentos de ensino sofreram intervenções e a sua conclusão teve direito a descerramento de placas e a festa.

A manhã começou na EB 1 de Ferronho, onde a e empreitada contemplou uma sala polivalente, uma sala da Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), quartos de banho, átrios e arranjos exteriores. À espera dos convidados estavam os alunos da escola. Uns tocaram flauta, outros cantaram e outros dançaram, num verdadeiro ambiente de festa

Depois de descerrada a placa evocativa do acto, a nova sala polivalente encheu-se para os discursos. O primeiro partiu do presidente do Agrupamento de Escola do Castelo da Maia. Marco Marques agradeceu à autarquia por ter dado resposta àquilo que eram os anseios da comunidade.

Director adjunto da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), Manuel Oliveira, felicitou todos por estarem a inaugurar um espaço considerado “fundamental” para aquilo que foi definido pelo Governo e pela ministra da educação para o primeiro ciclo do ensino básico.

De S. Pedro de Avioso, a comitiva seguiu para Barca, já sem o representante da DREN que tinha um outro compromisso em Vila Nova de Gaia. Na EB 1 de Mandim a autarquia construiu um refeitório / cozinha, quartos de banhos, átrios e tratou ainda dos arranjos exteriores. Também aqui os meninos foram parte activa da festa. Leram algumas frases, cantaram e dançaram.

(Notícia desenvolvida na edição de sexta-feira do Jornal Primeira Mão)

Isabel Fernandes Moreira